"A primeira leitura é seguida do salmo responsorial, que é parte integrante da liturgia da palavra e tem, por si mesmo, grande importância litúrgica e pastoral, pois favorece a meditação da Palavra de Deus." Trata-se dum texto bíblico poético, em forma de oração, geralmente retirado do livro dos Salmos.
Os leigos que assistem à Missa são convidados a fazer uma oração e um gesto similar antes da leitura do Evangelho. Se quiserem, podem rezar, interiormente, esta breve oração: “A Palavra do Senhor esteja na minha mente, nos meus lábios e no meu coração”. É um gesto belíssimo e com profundas raízes bíblicas.
Estudar o Evangelho de João pode ajudá-lo a vir a conhecer o Pai Celestial por meio do ministério de Seu Filho, Jesus Cristo. O relato de João ensina que aqueles que vivem de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo podem receber muitas bênçãos, inclusive a vida eterna.
Roteiro para a realização do Evangelho no Lar:
Depois de rezar “Senhor Jesus Cristo, dissestes ...”, o sacerdote (diácono) convida a comunidade a se saudar fraternalmente com o abraço da paz. Partilhamos a fraternidade em paz É um costume que nasce entre os primeiros cristãos.
Por exemplo, no Cristianismo a expressão "proclamação do Evangelho" remete para o ato de anunciar o Evangelho, segundo a ordem expressa por Jesus em Marcos 16:15.
Salmo de Ontem – Salmo 56 Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; pelejando todo dia, me oprime. Os meus inimigos procuram devorar-me todo dia; pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo. Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti.
O Evangelho no Lar. Finalidade: trata-se de um encontro semanal, sendo previamente marcado o dia e a hora, (devendo ser repetido sempre no mesmo dia e hora da semana) com o objetivo de reunir a família em torno dos ensinamentos evangélicos, à luz do Espiritismo, e sob a assistência dos Benfeitores Espirituais.
Os quatro evangelhos são as boas-novas sobre os acontecimentos mais significativos da vida, a morte redentora e a ressurreição de Jesus de Nazaré. A palavra “ evangelho ”, do grego euangellion, significa “boas-novas”.
Um exemplo dessa visão compartilhada é o enfoque comum dos três evangelhos no ministério de Cristo na Galileia, enquanto João enfatiza seu ministério na Judeia. Além disso, os evangelhos sinóticos contêm inúmeras parábolas, ao passo que João não registra nenhuma.
João, o último evangelho a ser escrito, enfatiza a divindade de Jesus Cristo (por exemplo: 5:18; 8:58; 10:30-33; 14:9). João escreveu para fortalecer a fé cristã e conclamar os descrentes a se voltarem para a fé em Cristo. O apóstolo afirma claramente o seu propósito em 20:31:
Quando começa o direito moderno?
Quais são os tipos de eventos culturais?
Quais os 9 certos para administração de medicamentos?
Qual foi a contribuição de Deming para a qualidade?
Quanto tempo dura o curso teorico do Detran?
O que é responsabilidade por fato do produto?
Qual a diferença de metodologia ágil e Scrum?
O que é preciso para fazer uma petição?
O planeta terra tem quantos anos?
Como é alergia do calor em bebê?
Como Itachi foi recrutado para Akatsuki?
Como dividir um objeto no Illustrator?
Qual é a diferença de um polígono convexo e um não convexo?