Etimologia (origem da palavra ainda). Etm a + inda.
1 - Ainda não pensei nisso. 2 - Ainda nunca pensei nisso. Ainda é um advérbio de tempo. Nestas frases, significa até agora, até ao presente.
A REGRA SOLTA: Em sua forma adverbial, “ainda” – invariável - tem o poder de prorrogar a ideia, de repeti-la; novamente; de novo; mais uma vez. Tem basicamente função sintática de adjunto adverbial. Circunstância.
Esta é uma gíria do Rio de Janeiro, usada quando se quer confirmar ou concordar com algo. Confirmação: Você vai àquela festa?
Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.
16 curiosidades que você vai gostar
Significado de Outrossim
advérbio Da mesma maneira; do mesmo jeito ou da mesma forma; idem, igualmente: o remédio tem eficácia, outrossim o tratamento.De modo equivalente; também: entrou na empresa para trabalhar com custos e, outrossim, para saber dos prejuízos.
Para quem não sabe, outrossim significa "além disso". É aditiva. É preciso conhecer bem as conjunções: porque explica ou introduz a causa; se indica uma condição; portanto conclui; para que indica a finalidade; embora introduz uma concessão.
A expressão ainda que é uma locução conjuncional constituída pelo advérbio ainda e a conjunção que. Esta expressão introduz orações subordinadas adverbiais concessivas, exprimindo oposição ou restrição ao que é dito na frase subordinante.
"Ainda". Advérbio da língua portuguesa que expressa tempo. Mas no Vasco, a palavra repetida diversas vezes acabou se tornando "gíria" através de Ribamar.
Ainda por cima: 1 ainda por cima, ainda, ainda para mais, além disso, além do mais, além de tudo, para mais, para culminar. Exemplo: Ele chega tarde e ainda mais reclama que não está tudo pronto?!
Ainda é tradicionalmente classificado como um advérbio de tempo (ver Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1984, pág. 539). Pode ocorrer antes ou depois do verbo (idem, pág. 542): «ainda preparava» = «preparava ainda».
Significado de Ainda
advérbio Até este exato momento; até agora: o professor ainda não chegou.
1 até agora, até este momento, até este tempo, até ao presente. Exemplo: Ela ainda está na escola. Até um momento passado: 2 até então, até aquele momento, até aquele tempo.
O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
A arte de escrever bemMantenha a coesão e coerência. ... Conte uma história interessante. ... Torne o artigo fácil de ler. ... Evite palavras muito complexas. ... Fuja da “linguagem de call center” ... Use figuras de linguagem. ... Use analogias. ... Use citações.
Maria Mucilon
Forma de chamar mulheres que gostam de rapazes ou meninas mais novos. É o que, antigamente, era conhecido como “papa-anjo”. Mucilon é o nome de uma marca de cereal infantil. A gíria exagera e dá a entender que as pessoas pelas quais uma Maria Mucilon se interessa são tão novas que ainda comem o alimento.
Nas décadas de 1960 e 1970, a pessoa que apresentava problemas psiquiátricos e se tornava incapaz de trabalhar, poderia se aposentar com base no Artigo 22 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) da época. Daí dizer-se: "aquele sujeito é 22".
Para comemorar a volta dela, separamos outras gírias antigas que deveriam muito ser usadas novamente no nosso dia a dia, porque são ~maneiras~.Supimpa. Dizer que alguma coisa é muito legal, ótima, incrível já parece automático, meio falso. ... Broto. ... Ideia de jerico. ... Borocoxô ... Bulhufas. ... Gamar. ... Transado. ... Serelepe.
Entretanto; durante isto; neste meio tempo; contudo; ainda assim. Todavia, não obstante.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Nas frases apresentadas (e ainda que a primeira esteja incompleta), a locução conjuncional «desde que» tem o significado de «com a condição de que» e pode ser substituída por outras locuções subordinativas condicionais, como «contanto que» e «uma vez que».
Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).
...
Principais conjunções aditivase.nem.bem como.não só (...) mas [também]não apenas (...) como [também]não somente (...) como [ainda]
1 além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo, para mais, de mais a mais, aliás, ademais, demais, mais, também, e depois, depois, ainda, fora, outrossim, ora.
São divididas em cinco tipos:Conjunções Aditivas.Conjunções Adversativas.Conjunções Conclusivas.Conjunções Explicativas.Conjunções Integrantes.Conjunções Causais.Conjunções Comparativas.Conjunções Concessivas.
O que pode ser pulsação na barriga?
Como personalizar os aplicativos do iPhone?
O que vem a ser a escusa de consciência?
Quais são os concursos de nível médio?
Qual o nível correto de vitamina D?
Quanto ganha um enfermeiro chefe de UTI?
O que é complemento em um cadastro de endereço exemplo?
Em que países é permitida a eutanásia?
Como os agrotóxicos poluem a água?
Qual a fruta que dá mais sono?
Como é o corpo de um artrópode?
Quando o Locatario pode reaver o imóvel?
Quais os CIDS que dão direito à isenção de imposto de renda?