O “módulo de elasticidade” de um material, tal como o aço, define-se como o cociente entre a tensão e a deformação (ver Equação 1). Para o exemplo apresentado, o módulo de elasticidade do aço é de cerca 172 kN/mm2.
Módulo de Young ou Módulo de Elasticidade (Y ou E). Basicamente, é a razão entre a tensão aplicada e a deformação sofrida pelo corpo, quando o comportamento é linear, como mostra a equação E=δ/ε, em que: E= Módulo de elasticidade ou módulo de Young (Pascal)
Coeficiente de Poisson
Material | Coeficiente de Poisson (ν) |
---|---|
Titânio | 0,34 |
Magnésio | 0,29 |
Níquel | 0,31 |
Aço | 0,30 |
O módulo de elasticidade possui as mesmas unidades de tensão: MPa ou GPa.
Rio de Janeiro, LTC, 2012.], define que o módulo de elasticidade é a rigidez ou a resistência do material à deformação elástica. Quanto maior for este módulo mais rígido será o material e menor será a deformação elástica resultante de uma tensão. Para aços é próximo de 207 GPa e para o alumínio de 69 GPa.
Quando uma barra de aço é submetida a um esforço axial de tração (N), ela fica sujeita a uma tensão (σ), que é a razão entre a força (N) e a área da seção transversal da peça. O módulo de elasticidade (E) é uma constante de proporcionalidade entre a tensão (σ) e a deformação (ε), que torna esta área do gráfico linear.
Definição - O que é Módulo de elasticidade É a razão entre a tensão e a deformação na direção da carga aplicada, sendo a máxima tensão que o material suporta sem sofrer deformação permanente.
O módulo de elasticidade deve ser obtido segundo ensaio descrito na ABNT NBR 8522, sendo considerado nesta Norma o módulo de deformação tangente inicial cordal a 30% fc,ou outra tensão especificada em projeto. Quando for o caso, é esse o módulo de elasticidade a ser especificado em projeto e controlado na obra.
0,35 O coeficiente de Poisson é adimensional varia entre 0,25 e 0,35 para sólidos não porosos.
Coeficiente de Poisson= (Δe/eo) / (Δl/lo) Δl – variação da dimensão longitudinal; lo – dimensão longitudinal inicial. O coeficiente de Poisson varia com o tipo de material, como se pode verificar na Tabela 5. Apresenta, para a generalidade dos materiais, valores positivos.
No caso específico dos módulos elásticos, os métodos empregados podem ser dinâmicos, através de vibrações com diminutas amplitudes de deformação, ou estáticos, que submetem o corpo de prova a uma tensão conhecida e simultaneamente mensuram a deformação induzida.
Além dos módulos elásticos, outras propriedades são igualmente importantes, como por exemplo, a resistência mecânica e a ductilidade, no caso de materiais metálicos. A medição das propriedades mecânicas é realizada através de experimentos de laboratório cuidadosamente programados, de acordo com condições regidas por normas.
O comportamento mecânico de um material depende em grande medida de sua resposta (ou deformação) à carga ou força à que é submetido. A propriedade que correlaciona a deformação elástica com a tensão é o módulo elástico, que terá diferentes definições dependendo do tipo de esforço aplicado.
Qual a porcentagem de depressão no mundo?
Qual o tamanho de Piracanjuba?
Para que serve o alecrim no shampoo?
Quem pode mandar intimar as testemunhas?
Quais meus direitos quando peço demissão 2020?
Como limpar pedras de cristais?
O que é um defensor de direitos humanos?
Qual cidade que mais cresce em Minas Gerais?
Como fazer uma planta de layout?