Somente através do conhecimento e desenvolvimento da consciência humana, se torna possível uma nova visão de mundo, e consequentemente uma nova postura de comportamentos das pessoas, que contribuirá para uma sociedade melhor, cercada de justiça e paz.
A consciência crítica nos permite ver o que está por trás de uma falsa realidade, que jamais é percebida pelas chamadas consciências ingênuas.
'Consciência crítica' é, então, entendida como o processo pelo qual as pessoas se tornam mais conscientes de sua própria prática e mais críticas frente aos discursos ideologicamente investidos a que são submetidas no meio social (FAIRCLOUGH, 2001).
O senso crítico é importante não apenas durante o período escolar do ser humano, mas toda a sua vida. Um senso crítico ativo auxilia o homem em diversas situações do cotidiano, bem como em circunstâncias onde deve-se agir eticamente e moralmente.
o despertar da consciência crítica depende do crescimento harmônico da consciência de si e da consciência do outro .
Na Fenomenologia, a consciência de si apresenta-se como a consciência prática, que vive situações atemporais da existência humana, como o desejo, o reconhecimento, e a luta por independência, isto é, situações que não são particulares de algum momento histórico, mas a todos eles.
Por que devemos ter consciência corporal? Significa tomar consciência do próprio corpo. É conhecer, entender e saber como ele funciona. ... Quando somos capazes de identificar as reações do corpo, economizamos energia ao realizarmos movimentos e evitamos lesões e dores.
De facto, chamamos de consciência crítica o crescimento harmonioso entre estas duas dimensões da consciência: a reflexão sobre si próprio e a atenção sobre o mundo (falar e ouvir). Quando apenas, uma das dimensões progride, há uma deformação, há um abalo na consciência crítica.
A consciência crítica é “a representação das coisas e dos fatos como se dão na existência empírica. Nas suas correlações causais e circunstanciais”. “A consciência ingênua (pelo contrário) se crê superior aos fatos, dominando-os de fora, se julga livre para entendê-los conforme melhor lhe agradar” (FREIRE, 1982a: 138).
Senso crítico: como desenvolver?
Sendo assim, pretende-se definir o que é consciência crítica com o propósito de estabelecer parâmetros e diferenciar esse conceito da forma como é utilizado cotidianamente e em algumas diferentes abordagens teóricas, explicitando suas especificidades que estão subentendidas nas várias maneiras com que é utilizado.
Este artigo busca elucidar os conceitos de consciência e consciência crítica em suas origens filosóficas, psicológicas e sociais, através de análise teórica. Palavras-chave: consciência, consciência critica.
Subentende-se que ter consciência é ter capacidade de pensar. É a condição do homem perceber sua própria existência e encontrar a si mesmo nesse ambiente, observando-o como observa o outro. Tendo, portanto, uma atitude reflexiva do comportamento próprio. É devida a consciência, que o homem pode conhecer e entender a realidade em que vive.
Segundo este caminho a consciência é definida pela intencionalidade, pela referência ou relação a um objeto que caracterizaria como mental, imanente ou intencional, excluindo-se a obrigatoriedade da existência real ou efetiva. O critério de intencionalidade fundamenta uma classificação dos fenômenos psíquicos, sem apelar para critérios extrínsecos.
Como transferir jogos para o HD interno do Xbox 360?
Como transferir o dinheiro do Caixa Tem para o mercado pago via boleto?
Como transferir dinheiro entre contas no Banco do Brasil?
Como transferir desenho para plástico?
Como adicionar dinheiro no PicPay com cartão de crédito?
Como transferir para corretora sem pagar?
Como fazer alteração de CNAE do MEI?
Como alterar Chave de Segurança Bradesco?
Como imprimir etiqueta na impressora a laser?
Qual o limite de envio de dinheiro para o exterior?
Como escreve a palavra música em inglês?
O que significa a palavra precisam?
Como fazer a recarga claro com cartão de crédito?
Como se escreve a palavra paz no plural?