O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
Ações da páginaFase inicial ou de susceptibilidade. ... Fase patológica pré-clínica – Nessa fase a doença ainda está no estágio de ausência de sintomatologia, embora no organismo já apareçam alterações patológicas. ... Fase clínica – corresponde à expressão clínica da doença, sendo que ela já se encontra em estágio avançado.
8.080/90 define que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais (BRASIL, 1990).
Modelos explicativosBiomédico: prioriza o diagnóstico e a cura;Processual: considera a relação do meio ambiente com o corpo;Sistêmico: todas as áreas se relacionam entre si, e quando há uma desarmonia, afetam os demais;Mágico-religioso: os deuses estabelecem a doença e a cura; e.
Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde.
18 curiosidades que você vai gostar
Em 1.947 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.
O sangramento uterino anormal decorrente da disfunção ovulatória (SUA-O) é sangramento anormal que ocorre sem evidências clínicas ou ultrassonográficas de anormalidades (anormalidades ginecológicas estruturais, câncer, inflamações, doenças sistêmicas, gestação, complicações de gestação, uso de anticoncepcionais ou ...
História natural da doença – período inicial da patogênese ou de incubação, período prodrômico, período manifestação clínicas e evolução (cura, cronicidade).
Significado de Determinante
adjetivo, substantivo masculino Que determina. Matemática Soma algébrica de todos os produtos de vários fatores, dispostos em linhas e colunas, que formam quadrado, tomando-se um elemento de cada linha. Determinativo, causador.
Comumente tem três estágios: inicial ou leve, moderado e avançado ou grave. Em fases iniciais as dificuldades não são constantes, há momentos que o paciente pode parecer normal, capaz de fazer algumas atividades adequadamente, e em outras suas limitações ficam claras.
Com esse novo modelo de atenção à saúde, se coloca uma nova concepção do processo saúde-doença que ultrapassa a visão hospitalocêntrica, na qual as necessidades em saúde, em geral, são consideradas como a falta de hospitais, ambulatórios, medicina tecnológica; para uma visão mais social, abrangendo, também, a falta de ...
A história natural da doença, portando, tem desenvolvimento em dois períodos seqüenciados: o período epidemiológico e o período patológico. No primeiro, o interesse é dirigido para as relações suscetível-ambiente, no segundo, interessam as modificações que se passam no organismo vivo.
1. Que determina. 2. [ Gramática ] Palavra que geralmente precede um nome, constituindo com ele um sintagma nominal e o actualiza no enunciado (ex.: determinante demonstrativo; determinante indefinido; determinante possessivo).
O determinante é um número que está associado com uma matriz quadrada. Para os nossos propósitos neste curso, o determinante é principalmente utilizado para decidir se uma matriz é invertível. No entanto, o determinante tem outras interpretações.
Determinante diz respeito a algo que é decisivo, ou seja, que pode estabelecer um destino, uma finalidade para algo, por exemplo: “aquela escolha foi determinante para o destino daquela competição” ou também “o que você me disse ontem foi determinante para que o nosso relacionamento chegasse ao fim hoje”.
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: detecção precoce da doença já estabelecida. Ex: exame citopatológico de colo uterino; mamografia de rotina. PREVENÇÃO TERCIÁRIA: reabilitação de quem já tem a doença clinicamente detectável. Ex: tratamento e cuidados após o tratamento.
PERÍODO DE PRÉ-PATOGÊNESE
Envolve, como já foi referido antes, as inter-relações entre os agentes etiológicos da doença, o suscetível e outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condições sócio-econômico-culturais que permitem a existência desses fatores.
A causa real da doença de Crohn é desconhecida, mas acredita-se que possa ser decorrente de uma desregulação do sistema imunológico, que diminuem as defesas do nosso organismo. Fatores genéticos, ambientais, microbiota intestinal, dietéticos ou infecciosos também estão envolvidos no desencadeamento da doença.
A doença de Haff é uma causa rara de rabdomiólise, síndrome provocada por lesão muscular que resulta na elevação dos níveis séricos de creatina fosfoquinase (CPK) e, em alguns casos, provoca escurecimento da coloração urina, variando de avermelhada a marrom, característica que tornou a enfermidade popularmente ...
O pênis é um órgão muito suscetível ao aparecimento de doenças, que vão desde infecções, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), alterações anatômicas congênitas, fimose e até mesmo doenças oncológicas.
...
Balanopostite. ... HPV. ... Herpes. ... Cancro mole. ... Sífilis. ... Uretrite. ... Doença de Peyronie. ... Disfunção erétil.
Conceito Ampliado de Saúde: Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.
Segundo o documento da OMS, a saúde é: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade“.
Assim, podemos dizer que ter bem-estar é a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e se satisfazer com a vida, enquanto ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social.
Os determinantes são termos que acompanham o substantivo. Porém, fazem-no especificando, determinando, caracterizando. Ou seja, eles distinguem o substantivo que acompanham dos demais. Ex.: A mesa de mármore fica no canto da sala.
Determinante e determinado
a) determinante: termo que tem por função especificar o sentido de um outro termo; b) determinado: termo cujo sentido é especificado pelo anterior, sendo a ele subordinado. Como determinantes, nomes e pronomes são adjetivos. Por exemplo: Marinheiro brasileiro.
Como reverter a guarda de uma criança?
Como alterar senha da tela de bloqueio do notebook?
Como instalar o Globo play na Smart TV Samsung?
Como dividir um número elevado?
O que significa BAI em inglês?
Como guardar legumes crus na geladeira?
Como alterar a senha do Wi-Fi da impressora Epson l3150?
Como ocorreu a evolução da história da atividade industrial?
Quantos arcos costais temos e como está dividido?
Quais são os três tipos de cores?
Quais são os nomes dos livros da Bíblia?
Como é o símbolo do dragão em japonês?