Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
As algas superficiais, que lançam a maior parte do oxigênio para o ar, acabam se reproduzindo tanto que bloqueiam a luz. O lançamento de esgoto in natura é uma das principais causas de eutrofização em grandes centros urbanos. Sem luz, todos os demais organismos fotossintetizantes, que oxigenam à água, acabam morrendo.
O homem pode desencadear a eutrofização quando, por exemplo, lança no ambiente aquático resíduos, como o esgoto doméstico e industrial, ou faz a utilização inadequada de adubos orgânicos, que podem ser transportados para o ambiente aquático.
A eutrofização é o crescimento excessivo das plantas aquáticas, tanto planctônicas quanto aderidas, a níveis tais que sejam considerados como causadores de interferências com os usos desejáveis do corpo d'água (Thomann e Mueller, 1987).
Como medidas preventivas, é importante o controle do esgoto e da drenagem pluvial. Já as medidas corretivas englobam processos: mecânicos (ex: aeração), químicos (ex: precipitação dos nutrientes) e biológicos. Sempre que possível, deve-se dar grande ênfase aos métodos preventivos, usualmente mais baratos e eficazes.
CAUSAS DA POLUIÇÃO DA ÁGUA
Quando um ambiente torna-se altamente nutrido, com grande quantidade de fósforo e nitrogênio, podemos dizer que se trata de um ambiente eutrofizado.
Para controlar a eutrofização podem ser usadas técnicas preventivas ou corretivas. As preventivas se baseiam em diminuir o fornecimento dos nutrientes danosos para o lago por uma fonte externa, controlando o esgoto urbano, tratando os efluentes industriais e diminuindo o uso de agrotóxicos.
Neste capítulo enfoca-se, como corpo d’água, principalmente lagos e represas. O processo de eutrofização pode ocorrer também em rios, embora seja menos frequente, devido às condições ambientais serem mais desfavoráveis para o crescimento de algas e outras plantas, como turbidez e velocidades elevadas.
As fontes de nutrientes que provocam a eutrofização podem ser classificadas em dois grupos: difusas e pontuais. As fontes pontuais são aquelas em que o fornecimento de nutrientes ocorre em locais específicos, como o lançamento de esgoto em rios.
O aumento do teor de nutrientes no corpo d’água causa um certo aumento do número de algas e, em consequência, dos outros organismos, situados em degraus superiores da cadeia alimentar, culminando com os peixes.
Esta elevação relativa da produtividade do corpo d’água pode ser até bem-vinda, dependendo dos usos previstos para o mesmo. O balanço entre os aspectos positivos e negativos dependerá, em grande parte, da capacidade de assimilação de nutrientes do corpo d’água (a ser detalhada posteriormente neste capítulo).
O que é uma célula unitária quais as propriedades que ela possui?
Qual a área de TI que dá mais dinheiro nos EUA?
Qual alimento rico em carboidratos você come todos os dias?
Qual a novela mais assistida em 2021?
Onde fica a maior Havan do Brasil?
O que é um poligono irregular?
Quanto tempo posso deixar a fórmula pronta?
Quais são os piores defeitos que uma pessoa pode ter?
O que se espera de um mediador?
Qual é a função da amilase pancreática?
Como se escreve a palavra rapidez?
Quantos divisores de 120 são múltiplos de 6?
O que eu preciso fazer para entrar com pedido de guarda?
Como calcular a força de empuxo?
Qual a diferença de machine learning é inteligência artificial?