Quando os mangás começaram a ser vendidos, o Japão estavam passando problemas econômicos. Então, como todo quadrinho que precisa ser vendido, decidiram baratear o custo de produção do Mangá. Assim, o que ajudava a reduzir o seu custo era a sua impressão em preto e branco e ser publicado em folha de jornal.
A obra original recebe sombras tonificadas com a intenção de que seja vista em preto e branco. As sobreposições de cores fazem com que tudo fique muito escuro, o efeito artístico não é o mesmo, além de o resultado final ser bastante comprometido.
Na verdade, os mangás são lidos de trás para frente no Japão porque o sentido de leitura utilizado nada mais é que um reflexo da escrita e leitura do idioma japonês, que vai da direita para a esquerda, e de cima para baixo, assim como os livros de lá.
Contudo, mangás coloridos são raros mas existem, e você conhecerá agora mesmo ótimos mangás que receberam uma versão completamente colorida de forma oficial. Além disso todas as obras listadas abaixo possuem versões full color, que são completamente coloridas do início ao fim.
Os manhuas tem um traço mais sério e detalhado, principalmente nos objetos e nos corpos dos personagens. As obras costumam vir coloridas em quase sua totalidade, o que as torna bem diferentes dos clássicos mangás que todos conhecemos, que são, em sua maioria, em preto e branco.
44 curiosidades que você vai gostar
Basicamente, manhwa (만화) é o nome dado aos quadrinhos produzidos na Coreia do Sul. E manhua (漫画) se refere aos “mangás” feitos na China.
Internacionalmente, os leitores decidiram (por senso comum, talvez) separar os quadrinhos pelo lugar em que eles são publicados: mangás são os quadrinhos japoneses, manhwa são os coreanos e manhua são os chineses. Os artistas orientais também recebem títulos diferenciados: quem faz mangá é um mangaká.
BBM lista – Mangás 100% coloridos publicados no Brasil.
No Japão a palavra é utilizada para se referir a qualquer cartunista ou quadrinhista, tanto japoneses quanto estrangeiros. Fora do Japão, os mangás geralmente se referem aos livros japoneses em quadrinhos ou banda desenhada e mangaká refere-se ao autor do mangá, que normalmente é japonês.
Porque o Brasil não se torna um país desenvolvido?
Qual é o terceiro maior continente do mundo?
Pode limpar moeda com pasta de dente?
Quem tem lúpus pode fazer aplicação de enzima?
Qual o valor do programa mais social?
O que pode substituir bem como?
Porque as pessoas não gostam de ouvir a própria voz?
O que fazer quando a Microsoft Store não baixa?
Qual deve ser o tamanho da fonte de um título?
Quais os alimentos que entopem as veias do coração?