Cicatrização é o nome dado ao processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo. A reparação envolve a regeneração de células especializadas, a formação de tecido de granulação e a reconstrução do tecido.
– Tecido conjuntivo frouxo Além disso, faz parte da estrutura de muitos órgãos e desempenha importante papel em processos de cicatrização.
O processo inflamatório caracteriza-se por migração celular intensificada através das vênulas e extravasamento de moléculas séricas, anticorpos, complemento e proteínas pelos capilares. Estes eventos são controlados pelo aumento do suprimento sanguíneo e da permeabilidade capilar além de vasodilatação (Carvalho, 2002).
A principal célula envolvida na cicatrização é o fibroblasto (PARENTEAU, 1991; JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2004). São fibroblastos inativos cuja atividade celular é a fibrose (BANKS, 1992).
A nutricionista dá exemplos de nutrientes que ajudam na cicatrização:
A cicatrização é um processo complexo, que envolve mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos, visando a restauração da função e estruturas normais dos tecidos. Envolve três etapas básicas: fase inflamatória, fase proliferativa e fase de maturação. 1. Fase inflamatória
Atrófica Sua maturação não atinge o trofismo fisiológico esperado, surgindo, geralmente, por perda de substância tecidual ou sutura cutânea inadequada. Cicatrização de Feridas Tipos de Cicatrização Hipertrófica O colágeno é produzido em quantidade normal, mas a sua organização é inadequada, oferecendo aspecto não harmônico.
Com isso, há liberação de vários mediadores importantes que garantem e conduzem o processo cicatricial. A primeira fase é a Fase Inflamatória: inicia imediatamente após a lesão, com a liberação de substâncias vasoconstritoras (diminuição dos vasos), pelas membranas celulares.
– Terapia medicamentosa: antiinflamatórios, antibióticos e quimioterápicos podem interferir no processo cicatricial. – Tratamento tópico inadequado: utilização de produtos inapropriados, como sabão comum. – Distúrbios cicatriciais: distúrbios na cicatrização, como atrofia cicatricial, cicatriz hipertrófica e queloides.
Como se prevenir do adenovírus?
Como foi a morte de Daniela Peres?
O que o filósofo Kant defendia?
O que João Calvino fez na Reforma protestante?
Como foi a intervenção militar em 1964?
Quantos anos Charli D Amélio tem?
Como lavar a louça com água quente?
O que não pode fazer depois de arrancar um dente?
Como justificar texto no Adobe?
Como é a profissão de coreógrafo?
Como fazer um cristal de verdade?
Como se chama os animais que se alimentam com vegetais?
Quanto posso deduzir de pensão alimentícia?
Como montar uma fábrica de sacolas de papel?
Quais os nomes dos guias da Umbanda?