Acontece que as moléculas de CO têm grande afinidade química com a hemoglobina do sangue (Hb), cerca de 250 vezes maior que a do O2, e se ligam a ela, impedindo o transporte do oxigênio até as células e levando à asfixia.
A queima de materiais e produtos químicos gera gases que, se inalados, podem causar asfixia simples (falta de oxigênio), irritação química, asfixia química ou uma combinação deles.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as moléculas de monóxido de carbono se ligam à hemoglobina presente no sangue. Isso dificulta a circulação e distribuição do oxigênio – essencial para vida humana – no corpo. É uma morte por asfixia.
O monóxido de carbono se difunde rapidamente pela membrana capilar pulmonar e liga-se à hemoglobina com 240 vezes mais afinidade que o oxigênio. Na intoxicação por monóxido de carbono, as concentrações de carboxi-hemoglobina são dependentes da concentração de monóxido de carbono e oxigênio no meio ambiente.
A asfixia (ou sufocação) acontece nas situações em que o oxigênio é impedido de chegar aos alvéolos . A asfixia (ou sufocação) é a síndrome causada pela insuficiência de oxigenação do organismo, a qual, se prolongada, conduz à morte.
Caso tenha havido inalação de fumaça, o recomendado é buscar ajuda médica o mais rápido possível para evitar que aconteçam lesões permanentes nas vias respiratórias. Além disso, é recomendado ir para um local aberto e arejado e deitar no chão, ficando, preferencialmente de lado.
O monóxido de carbono possui cerca de 200 vezes mais afinidade com a hemoglobina que o gás oxigênio e, ao ligar-se a ela, diminui a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte de O 2 pelo corpo humano. Essa competição com o oxigênio pode levar à morte por asfixia.
Após sua inalação, o monóxido de carbono pode causar leves sintomas de envenenamento, dores de cabeça e até falhas na respiração, levando à morte. Os sintomas dependem da concentração de CO no ar atmosférico e do tempo de exposição ao gás.
A intoxicação por monóxido de carbono representa uma das exposições tóxicas mais comuns em departamentos de emergência, podendo ocorrer por meio de exposição intencional (suicida) ou acidental, sendo uma das mais importantes causas fatais de intoxicação no mundo.
Uma quantidade reduzida não costuma ser prejudicial; no entanto, resulta numa intoxicação quando as concentrações de monóxido de carbono no sangue se tornam muito elevadas. O monóxido de carbono desaparece do sangue ao fim de várias horas.
Quais são as pós de Psicologia?
Qual é a relação do tempo com a história?
O que fazer para prospectar novos clientes?
Como o Coringa trata a Arlequina?
Quem é considerado o maior medalhista paralímpico?
Quais são os direitos trabalhistas de um prestador de serviço?
Como garantir a aprendizagem na pandemia?
Pode dilatar a pupila dois dias seguidos?
Qual é a função de um sacerdote?
O que é o sistema nervoso autônomo?
O que significa Nissan em português?
Qual o princípio da filosofia Lean?
O que é a teoria da psicanálise?
Qual foi a importância de Júlio César?
Quando o servidor se torna efetivo?
Como fazer para resfriar o ambiente?