As pontes de hidrogênio determinam as duas forças básicas responsáveis pela retenção e movimento da água no solo: a atração entre moléculas de água (coesão) e atração das moléculas de água pelas superfícies sólidas (adesão).
No primeiro deles, a retenção ocorre nos chamados poros capilares do solo e pode ser ilustrada pelo fenômeno da capilaridade, o qual está sempre associado a uma interface curva água-ar. No segundo processo, a retenção ocorre como filmes de água presos às superfícies dos sólidos do solo, pelo fenômeno da adsorção.
Conceito de potencial de água no solo (ψ) – energia com a qual o solo retém água no seu interior ou a energia necessária para: deslocar um volume infinitesimal de água de um ponto para outro da fase sólida.
O estudo da água no solo tem maior importância para o nosso caso na condição não-saturada, visto que a maio- ria das plantas não sobrevive em condição de saturação, pelo sufocamento do sistema radicular sem a presença de oxigênio ne cessário à respiração selular.
Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.
De onde se conclui que, quanto maior for a superfície específica de um solo, maior será a área de contato entre o solo, a água e os nutrientes, ou seja, maior será sua capacidade de retenção de água e de nutrientes.
Resposta: Os Argilosos! Por serem partículas finas, eles podem formar lama quando estão saturados de água, visto que são impermeáveis (facilmente encharcados) e mal arejados, uma vez que os micróporos predominam neles.
O potencial hídrico reflete o estado termodinâmico da água, ou seja, a energia livre que as moléculas de água possuem para realizar trabalho. A água move-se de regiões em que existe um maior potencial hídrico (existe maior energia disponível na água) para regiões com um menor potencial hídrico.
O potencial matricial é relacionado com as forças mátricas de superfície, ou a redução da energia livre da água ao interagir com superfícies coloidais como as proteínas, componentes de parede celular, amido e argilas.
Paulo Leonel Libardi| 3 Água no Solo explicação destes fenômenos capilares é feita com base numa propriedade associada com a superfície livre de qualquer líquido, denominada tensão superficial.
O trabalho/movimento da água na planta, sofrerá influências de dois componentes: Potencial de Pressão e Potencial Osmótico. Potencial de Pressão é a força exercida pela molécula de água, ele posssui valores positivos e colabora no movimento da água.
Estas interações determinam quanto da água da chuva infiltra através do solo ou escorre sobre sua superfície. O controle desses processos determina o movimento de substâncias químicas para os lençóis subterrâneos e de substâncias químicas e partículas erodidas para rios e lagos.
Pela adesão (também chamada adsorção), algumas moléculas de água são firmemente retidas nas superfícies das partículas sólidas do solo. Por sua vez, estas moléculas de água retidas por adesão retém por coesão outras moléculas de água mais distantes das superfícies sólidas (Figura 2.2).
Que tinta posso pintar microondas por dentro?
Como o ser humano pode transformar a paisagem?
Como funciona transferência de ágio?
Como faço para tirar o meu CPF BH?
Quais são os meios de propagação do calor?
Como funciona o Seguro da Havan?
Como tirar ferrugem do cano de descarga do carro?
Qual o seguro do Banco do Brasil?
O que é pressão do ponto de vista da física e como o sangue exerce pressão sobre os vasos?
Como o ser humano pode modificar a paisagem?
Quanto é um polvo que muda de humor?
Qual a função de um relé para uma geladeira?
O que é regime de tutela na UNIP?
Como remover o E-mail do celular?
Como fazer outra conta no Samsung Account?