A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.
A análise de regressão logística multivariada mostrou que os fatores de risco para a leptospirose foram: idade superior a um ano (odds ratio = 3,00; P = 0,006), raça não definida (odds ratio = 4,02; P = 0,011) e ocorrência de enchentes (odds ratio = 2,32; P = 0,039).
As bactérias são disseminadas através de gotículas de saliva ou muco como, por exemplo, quando as pessoas infectadas tossem ou espirram. Estas pessoas podem ser portadoras do pneumococo sem apresentar sinais ou sintomas da doença, mas podem infectar outras pessoas.
A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. Estes mosquitos são mais abundantes ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno, em menor quantidade.
Evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).
Didaticamente, as apresentações clínicas da leptospirose foram divididas dentro das fases evolutivas da doença: a fase precoce (leptospirêmica) e a fase tardia (fase imune). A fase precoce da doença é caracterizada pela instalação abrupta de febre, comumente acompanhada
Os principais padrões epidemiológicos da leptospirose encontrados no Brasil são: 1. Doença de distribuição endêmica no país, com ocorrência durante todos os meses do ano e com coeficiente médio de incidência anual de 1,9/100.000 habitantes. 2.
Os pacientes que complicam costumam apresentar sinais de icterícia (pele amarelada) após o terceiro dia de doença, um sinal de que o fígado começa a falhar. O diagnóstico da leptospirose é normalmente feito através da sorologia, um simples exame de sangue. A imensa maioria dos casos de leptospirose é autolimitada e a cura é espontânea.
Atualmente neste gênero, são reconhecidas duas espécies: Leptospira biflexa, que engloba as amostras não patogênicas do gênero; e Leptospira interrogans composta de mais de 200 sorovariedades diferentes e patogênicas, agrupadas em sorogrupos segundo o grau de similaridade entre as mesmas.
Quanto custa para polir pia de granito?
Para que serve adesivo plástico para PVC?
Para que serve o adubo 101010?
Quando usar adrenalina na anafilaxia?
Como instalar o jogo da minhoca no PC?
Como usar silicone acético transparente?
Em qual dedo usar anel de pérola?
Quando usar adesivo universal?
Qual dedo usar aliança de viúva?
Qual o tamanho da ciclovia da Marginal?
Como fazer analogia na redação?
Como funciona aditivo impermeabilizante?
Como surgiu a valorização do belo artes?
O que a vitamina E faz no rosto?
Como tirar a tampa de vidro do forno do fogão Electrolux?