A lixiviação acontece com maior frequência em solos desmatados de regiões tropicais e equatoriais, já que as chuvas são mais intensas e abundantes nesses locais. As enxurradas causadas pelas precipitações carregam os materiais superficiais do solo para as áreas mais baixas.
A lixiviação ocorre em regiões de clima muito chuvoso e é configurada quando a água da chuva leva os nutrientes superficiais do solo. A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro.
Lixiviação é o movimento de materiais solúveis na matriz do solo pelo efeito da água que escorre e causa erosão ou a água que infiltra no solo em direção ao lençol freático.
Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem a cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.
Termo original refere-se a ação solubilizadora de água misturada com cinzas dissolvidas (lixívia) constituindo uma solução alcalina eficaz na limpeza de objetos, mas, em geoquímica ou geologia de modo geral, usa-se para indicar qualquer processo de extração ou solubilização seletiva de constituintes químicos de uma ...
36 curiosidades que você vai gostar
A lixiviação é responsável por causar a infertilidade do solo. Isso ocorre devido à lavagem superficial dos sais minerais do solo, podendo gerar a formação de voçorocas grandes e extensos sulcos (fendas). Na prática, a lixiviação pode ser provocada pelo desmatamento, chuvas intensas ou uma soma desses dois fatores.
O processo de lixiviação consiste em extrair substâncias minerais do solo, ou até mesmo o seu deslocamento por meio da infiltração ou dissolução em um líquido, como a água em contato com o solo.
Em alguns casos, a lavagem excessiva da camada superficial pela água das chuvas – processo chamado de lixiviação ou erosão laminar – torna os solos mais ácidos ou improdutivos.
A lixiviação de nitrato é considerada a principal perda do N disponível às plantas (ERREBHI et al., 1998). Ela é influenciada diretamente pelos fatores que determinam o fluxo de água no solo e pela concentração de NO3- na solução (WHITE, 1987).
O processo de laterização resulta na formação de uma crosta endurecida na superfície do solo – ou pouco abaixo da superfície – constituída por minerais metálicos, como ferro e alumínio. É a laterita (ou laterito) que impede a penetração de água, intensificando ainda mais o processo de lixiviação.
A compactação do solo é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade, que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. A compactação é causada pela ação do homem ao manejar o solo utilizando máquinas e implementos de maneira inadequada.
As principais causas da salinização nas áreas irrigadas são os sais provenientes de água de irrigação e/ou do lençol freático, quando este se eleva até próximo à superfície do solo. ... No local onde o dreno efetuar sua descarga, entretanto, haverá aumento na concentração de sais.
Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico.
O intemperismo físico é mais intenso nas regiões desérticas, nas regiões polares e de altas montanhas, principalmente por conta das temperaturas extremas.
Os Latossolos Vermelhos e Vermelho-Amarelos de textura média são característicos das regiões do Planalto Ocidental, da Depressão Periférica e das Cuestas Basálticas do estado de São Paulo. São desenvolvidos de arenitos, localizando-se em posições com relevo suavizado (declivi- dades de 0 a 20 %).
No estado do Amazonas ocorrem, predominantemente, Latossolos Amarelos; entretanto, há ocorrência, em menor escala, de Latossolos Vermelho- -Amarelos e Latossolos Vermelhos. Apresentam baixa fertilidade natural, com teores muito reduzidos de bases trocáveis e fósforo.
Íons de nitratos por não serem retidos na fase sólida do solo, geralmente ficam dissolvidos em sua solução, e podem ser lixiviados em maior ou menor grau, em função da percolação da água ao longo do perfil do solo, reduzindo sua disponibilidade para as plantas, com riscos de contaminação das águas de superfície e ...
O nitrogênio na forma de nitrato (NO3-) pode ser perdido por lixiviação (chuva) ou por desnitrificação, indo para a atmosfera, ao passo que o nitrogênio na forma de amônio não está sujeito à estas perdas.
A ureia é utilizada na alimentação de animais ruminantes. Isso porque, ao alcançar o rúmen do animal, é transformada em amônia e CO2, daí os microorganismos passam a usar essa fonte de nitrogênio para síntese de nova proteína.
Tipos de erosãoErosão antrópica. Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. ... Erosão eólica. O vento é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro. ... Erosão fluvial.
A erosão nada mais é do que o deslocamento de terra que acontece de um lugar para o outro. Na natureza, o processo erosivo ocorre pela ação natural do sol, de ventos e, principalmente, da água da chuva.
A lixiviação é um processo indesejado de “lavagem” do solo, em que os nutrientes e outros elementos químicos são transportados para profundidades além daquelas ocupadas pelas raízes das plantas, podendo trazer prejuízos econômicos e ambientais para o agricultor.
Na lixiviação, os reagentes mais comuns são (ver Tabela 1-1): ácido sulfúrico, sulfeto férrico, amônia e carbonato de amônio.
A “lixiviação” é a extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo, depósito sedimentar e etc. pela ação de um fluido percolante.
O processo de lixiviação da mina de ouro é decompor a mina de ouro de baixo teor para um determinado tamanho de partícula (ou granulação) e acumulá-la na base inferior à prova de vazamento pavimentada com asfalto, concreto ou materiais plásticos, com cianeto de baixa concentração, solução alcalina, Uma solução como um ...
Quais são os fundamentos científicos que dão base para o avanço da ciência?
Quando surge a função simbólica?
Qual a responsabilidade civil do Estado por ato comissivo?
O que é considerado um impacto ambiental?
Pode tomar remédio com água gelada?
O que é o range de um instrumento?
Como é feito o adesivo perfurado?
O que quer dizer contrato em aberto?
Porque o filho mais velho de Jacó perdeu a sua Primoginitude?
Qual evapora primeiro álcool ou acetona?
O que é ficha funcional do empregado?
Como fazer um projeto de formação continuada?
Como tratar a Síndrome de Burnout?
Quais são os quatro tipos de defeitos pontuais?