A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.
Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: Não pare agora...
Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... Neste caso, pronome, numeral e adjetivo concordam com o substantivo "obras".
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. ... Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.
Casos de concordância verbal: 1) Sujeito simples Regra geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós). Casos especiais: a) O sujeito é um coletivo - o verbo fica no singular. Ex.: A multidão gritou pelo rádio.
A concordância verbal é estabelecida com a adaptação em número e pessoa entre o verbo e o sujeito da oração. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Concordância verbal: sujeito simples e composto"; Brasil Escola.
Nota: Essa mesma regra de concordância é também aplicada às expressões: é necessário, é preciso, é bom. As palavras mesmo e próprio estabelecem concordância em gênero e número com o substantivo quando atuam como adjetivo: n os própri os escritóri os.
Na imagem acima podemos identificar o erro de concordância de duas formas: A princípio, “entrada” e “permanência” estão no feminino, logo, o predicativo “proibida” deve concordar em gênero.
Como é que se fala unicórnio em inglês?
Qual a soletração correta da palavra CAT?
Como montar um painel no Pinterest?
Como escrever flagrante corretamente?
Como tornar um arquivo do drive público?
Qual o efeito da leitura no cérebro?
Quais são as estruturas tridimensionais das proteínas?
Como que se escreve hambúrguer no plural?
Como criar um pendrive Bootavel pelo Windows?
Como fazer um sólido no AutoCAD?
O que acontece se duas pessoas declarar o mesmo dependente?
Por que os níveis de CO2 na atmosfera são maiores durante o dia que a noite?