É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
A Doença de Chagas (DC) é uma doença infecciosa, que também é conhecida popularmente por “doença do coração crescido” e é causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, que é transmitido pelo contato com as fezes dos insetos vetores, chamados de “barbeiros” no Brasil.
Os sintomas da doença de Chagas normalmente surgem entre 7 e 14 dias após a infecção pelo parasita, no entanto quando o contágio acontece através do consumo de alimentos infectados, os sintomas podem surgir após 3 a 22 dias após a infecção.
O conjunto de medidas preventivas contra uma doença constitui a sua profilaxia. Para a doença de Chagas, as mais importantes são: combate ao inseto vetor, tratamento de pessoas doentes, melhoria das condições de habitação, fechamento de frestas e colocação de telas nas janelas, cuidado com as amostras de sangue disponíveis nos bancos de sangue.
O primeiro passo para o diagnóstico é o exame físico e um questionamento sobre histórico médico e possíveis fatores que podem ter desencadeado a Doença de Chagas. Um exame de físico pode confirmar o diagnóstico. Mas para saber em que fase a doença está exatamente, outros exames deverão ser solicitados.
A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. ... No Brasil, cerca de três milhões de pessoas estão infectadas com a Doença de Chagas.