A esquizofrenia é um transtorno mental grave que muda o modo como a pessoa pensa, sente e se comporta socialmente. Ou seja, essa desestruturação psíquica tem sintomas como alucinações, delírios, dificuldades no raciocínio e alterações no comportamento como indiferença afetiva e isolamento social.
Mantenha a calma, evite se mostrar nervoso, ansioso ou com raiva, peça para que o paciente se sente e tenha sempre um contato em caso de emergência.
De forma resumida, a diferença entre Esquizofrenia e Transtorno Bipolar é que a primeira envolve sintomas psicóticos, alucinações e distorções da realidade, enquanto a segunda precisa incluir um episódio de mania e podem ocorrer repetidos episódios de depressão.
Pouco controle de temperamento. Falta de autocontrole e comportamentos imprudentes, como consumo excessivo de álcool ou drogas, aumento do sexo de risco, jogo e gastos ou doação de muito dinheiro. Humor muito irritado, pensamentos precipitados, falar muito e ter falsas crenças sobre você ou suas habilidades.
Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.
Expectativa de vida – A redução média da expectativa de vida foi de nove a vinte anos para bipolares, dez a vinte anos para esquizofrênicos, sete a onze para depressivos e nove a 24 anos para dependentes de álcool e drogas.
Procure sempre manter o seu humor, seu bem estar, será muito mais difícil lidar com o dia a dia olhando sempre o lado ruim de tudo; Procure deixar o seu familiar a vontade, não o isole dos assuntos familiares, motive-o, mostre-se disposto a o ouvir e que está ao lado dele sempre.
A conduta mais coerente durante qualquer crise é buscar Consulta Psiquiátrica de Emergência. Busque ajuda profissional de um psiquiatra, tente manter a calma e não confeonte. Pode precisar de hospitalização. Um CAPS é um bom lugar para procurar ajuda.
Já é difícil descobrir o que se passa na mente das pessoas, como imaginar o que pensa quem tem esquizofrenia, quando o cérebro sofre alterações? Ainda não se sabe as causas e a cura está sendo pesquisada, mas na mente desse paciente a realidade aparece de outra maneira e muito particular.
Uma questão central na esquizofrenia é a pessoa “descobrir” que o que ela acredita ser a realidade também é determinado por uma doença, chama-se isto de insight, o que é muito difícil para qualquer pessoa. Assim, eu descobri que tinha esquizofrenia em 2002, 18 anos depois de ela aparecer na minha vida.
Complicações possíveis Se não for tratada, a esquizofrenia pode resultar em problemas emocionais, comportamentais e de saúde graves, assim como problemas jurídicos e financeiros que afetam quase que totalmente a vida da pessoa. Complicações que a esquizofrenia pode causar incluem: Suicídio; Qualquer tipo de autolesão; Ansiedade e fobias
O ambiente, ou seja, as relações vitais que a pessoa estabelece funcionam como fatores estressores que contribuem para que estes genes ligados se ativem e a doença apareça. Não existem fatores psicológicos ou ambientais que causam a esquizofrenia, mas sim fatores de vida que são gatilhos para o início das alterações cerebrais da doença.
São exemplos de prestadores de serviços?
Quais as principais fontes de contaminação de cosméticos?
Como recuperar declaração de Imposto de Renda 2020 em outro PC?
O que escrever em bilhete para cliente?
O que quer dizer na parasitologia infecção e infestação?
O que detecta o exame IgE total?
Quais são as formas de inclusão social?
Quanto à educação evoluiu no Brasil?
Como tirar manchas de roupas coloridas com vinagre?
Faz parte dos objetivos do Gfsi?
Como elaborar um plano de bonificação?
Como é feita a drenagem pleural?