Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência mole, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada, sendo semelhante a uma salsicha. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.
"A consistência ideal é de pastosa a moldável, devendo se adaptar ao canal do ânus sem machucar", completa Guilherme Andrade. É certo que o cheiro das fezes não é dos mais agradáveis, uma vez que as bactérias do intestino geram compostos sulfurosos após digerir os alimentos.
"Pode ser um problema simples, como um sangramento de hemorroidas internas, mas também pode representar alguma inflamação com erosões ou úlceras, como no caso da retocolite e doença de Crohn ", explica o proctologista Sidney. Além disso, sangue nas fezes pode indicar a presença de algo mais sério, como algum tumor.
Parecido com adultos, a cor das fezes do seu bebê, a forma e a textura são ótimos jeitos de entender o que está acontecendo no trato digestivo de seu bebê ou sua bebê, do inicio ao fim. Essas fezes escuras são chamadas de mecônio.
As alterações nas fezes podem corresponder a doenças de maior gravidade. Porém, a maioria se deve a distúrbios funcionais intestinais, relacionadas a microbiota, a dieta, ao sistema nervoso e comportamentos e hábitos de vida. Há um grande número de fatores que podem contribuir de forma isolada ou em associações, os principais são:
Qual é o grupo funcional dos enóis?
São escritores da segunda geração modernista prosa regionalistas?
Quantos jogos cabem no Xbox séries S?
Pode lavar o cabelo com sabonete de bebê?
Como colocar rodapé em uma página só no Word?
Qual o tênis mais macio do mundo?
O que foi o período barroco no Brasil?
Como faço para fazer duas colunas no Word?
Como é o juramento do Lanterna Verde?
Como se chama dono de vinícola?
É feriado em São Paulo dia 20 de novembro?
Como fazer a conta de Macrogotas?