Como se classificam os recursos quanto?

Pergunta de Miriam Lorena de Correia em 01-06-2022
(15 votos)

No nosso sistema atual, são eles os recursos: especial, extraordinário e embargos de declaração. ... São os recursos de fundamentação livre: a apelação, o agravo, os embargos infringentes, o recurso ordinário e os embargos de divergência.

Quanto à classificação dos recursos?

Quanto à matéria submetida ao conhecimento do órgão recursal (ou à abrangência da impugnação), o recurso pode ser classificado em: recurso total - abrange todo o conteúdo da decisão impugnada; recurso parcial - abrange parte do conteúdo da decisão impugnada.


Quais são os tipos de recursos?

Conforme elenca o CPC são cabíveis os seguintes Recursos: Apelação, agravo de instrumento, agravo interno, embargos de declaração, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, agravo em recurso especial ou extraordinário e embargos de divergência. (art. 994 do CPC).

Quanto à fundamentação O recurso poderá ser?

Os recursos no processo penal podem ser de fundamentação livre ou de fundamentação vinculada. O recurso é de fundamentação livre quando se dispensa o recorrente de apontar, exatamente, qual é o ponto objeto da insurgência, autorizando, assim, a impugnação contra toda a decisão.

Quanto aos recursos no Processo Civil assinale a opção correta?

Quanto aos recursos no processo civil, assinale a opção correta. ... Cabe juízo de retratação, bem como o denominado agravinho ou agravo regimental, contra decisão monocrática do relator que determine a conversão do agravo de instrumento em retido ou a concessão de efeito suspensivo ao recurso.

(AULA 10) Classificação de Recursos - Novo CPC


20 curiosidades que você vai gostar

O que é apelação no processo civil?

Apelação - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

No Direito Processual Civil, apelação é o recurso ordinário cabível contra as sentenças proferidas em primeira instância, isto é, em primeiro grau de jurisdição. ... Ele submete para instância superior o reexame da sentença.

Deve ser interposto perante o juiz que prolatou a decisão?

O recurso deverá ser interposto perante o juiz prolator da decisão recorrida, que poderá retratar-se ante o apelo do recorrente ou remeter os autos ao tribunal competente, juízo ad quem. É cabível o agravo, na forma retida, contra a decisão que não recebe o recurso de apelação por considerá-lo intempestivo.

Quais são os recursos de fundamentação livre?

São exemplos de recurso de fundamentação livre a apelação, o agravo, o recurso ordinário e os embargos infringentes.

Quais são os tipos de recurso no Processo Civil?

De acordo com o artigo 496 Código de Processo Civil vigente, o rol de recursos disponíveis às partes são: apelação, agravo, embargos infringentes, embargos de declaração, recurso extraordinário, recurso especial e embargos de divergência em recurso especial e extraordinário.

O que é recurso e quais suas características?

Recurso pode ser definido como uma ferramenta para provocar no judiciário o reexame de decisão, com o objetivo de reformá-la, invalidá-la e, como no exemplo dos embargos de declaração, esclarecê-la. Essa ferramenta deve ser interposta de forma voluntária, pelo legitimado, na maioria dos casos a parte sucumbente.

Quais são os tipos de recursos naturais?

O que são e exemplos de recursos naturais renováveisEnergia solar. ... Energia eólica. ... Plantas e animais. ... Petróleo. ... Gás natural. ... Carvão mineral.

Quando cabe recurso?

Para cada espécie de decisão, há previsão de um recurso adequado: contra a sentença cabe apelação; contra decisão interlocutória cabe agravo de instrumento; contra acórdão unânime cabe recurso especial ou recurso extraordinário, e assim por diante. Não é possível utilizar-se um recurso por outro.

Quais são os recursos de uma empresa?

Recursos materiais: são os recursos físicos, como edifícios, prédios, máquinas, equipamentos, instalações, ferramentas, matérias-primas etc. Recursos financeiros: são recursos monetários, como capital, dinheiro em caixa ou em bancos, créditos, investimentos, contas a receber etc.

Como os recursos são classificados pela doutrina?

Assim, doutrinariamente os recursos podem ser classificados inicialmente como: ordinários, que são aqueles que visam a reanálise do caso decidido em primeira instância, pelo órgão jurisdicional de hierarquia superior discutindo-se tanto as matérias de fato como as matérias de direito, à exemplo da apelação; e ...

Quais são as principais características dos recursos?

DEVOLUTIVO: uma das principais características do recurso. Refere-se a devolver ao juízo recursal a análise e julgamento da lide. SUSPENSIVO: o recurso tem a capacidade, em alguns casos, de suspender a decisão atacada. ... SUBSTITUTIVO: o julgamento do recurso substitui a decisão impugnada por meio dele.

Qual é a finalidade do recurso?

Recurso é o remédio voluntário e idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, a invalidação, o esclarecimento ou a integração da decisão judicial que se impugna. É um instrumento processual destinado a corrigir um desvio jurídico. É instrumento de correção em sentido amplo.

Quais são os tipos de recursos jurídicos?

Conforme elenca o CPC são cabíveis os seguintes Recursos: Apelação, agravo de instrumento, agravo interno, embargos de declaração, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, agravo em recurso especial ou extraordinário e embargos de divergência. ...

Qual a diferença entre apelação e agravo?

É o único recurso cabível da sentença. Assim, se as matérias passíveis de agravo de instrumento estiverem contidas na sentença, deverão ser abordadas na apelação. Todas as questões resolvidas por decisões interlocutórias, não agraváveis, também são objeto da apelação.

Quando cabe o recurso apelação?

A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.

O que são recursos de fundamentação livre ou de fundamentação vinculada?

Considera-se um recurso de fundamentação vinculada quando a lei exige a presença de determinados tipos de vícios na decisão, para que então tenha cabimento. ... São os recursos de fundamentação livre: a apelação, o agravo, os embargos infringentes, o recurso ordinário e os embargos de divergência.

São considerados recursos comuns?

A nomenclatura recurso comum remete à classificação do recurso quanto à natureza da matéria apreciada; assim, os recursos podem ser comuns ou especiais. Serão comuns aqueles recursos destinados ao reexame da matéria fática e jurídica discutida no curso da relação processual.

Qual a distinção entre recursos de fundamentação livre e de fundamentação vinculada?

se a lei determina que qualquer questão pode ser alegada, o recurso tem fundamentação livre. Como exemplos temos a apelação, o agravo de instrumento, os embargos infringentes. Se a lei vincula o recurso a determinadas questões, a fundamentação é vinculada.

O que acontece se a parte não apresentar contrarrazões?

O que ocorre se a parte não apresentar contrarrazões? A parte não é obrigada a interpor contrarrazões ao recurso. Ocorre que como se trata da única oportunidade que a parte tem para responder aos argumentos do recorrente, a inércia pode corresponder à concordância dos termos arguidos na peça recursal.

É possível interpor recurso contra a decisão do juiz?

A partir da decisão final proferida pelo juiz, a parte vencida pode destinar ao tribunal um recurso expedido por petição. A apelação é um recurso ordinário que ocorre em primeira instância, isto é, em primeiro grau de jurisdição e, via de regra, é cabível contra a sentença.

Onde deve ser protocolado o recurso de apelação?

A petição do recurso deverá obrigatoriamente ser protocolada em cartório ou conforme as normas de organização judiciária, ressalvado, ainda, o disposto em regra especial, conforme o artigo 1.003, parágrafo 3º do Novo Código. Dessa maneira, o recurso de apelação é cabível, via de regra, contra a sentença.



Outras questões

Quem tem direito ao benefício de prestação continuada?

Como saber se bebê está afogado?

Como descobrir intolerância à lactose em bebê?

O que acontece se comer açaí estragado?

Como saber se um boi é registrado?

Como saber se o frango ainda está bom?

O que significa a sigla CEE dos Correios?

Como saber se a conta e privada no Instagram?

Como ficam os benefícios na suspensão do contrato de trabalho?

Qual a marca de tênis mais resistente?

Quando a mulher tira o útero ela fica larga?

Como saber se o Gmail existe?

Quais são as mudanças que ocorrem na puberdade?

Como saber se um composto e hidrossolúvel?

Como fica a pele depois de uma picada de aranha?

Qual é o nome da fobia de tsunami?

Como saber se um papel está barata ou cara?

Quanto tempo dura a escova definitiva?

Como saber se sou aracnofobia?

O que é o plano xOy?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com