Nervos cranianos: são aqueles que partem do encéfalo. Existem 12 pares de nervos cranianos, são eles: (I) olfatório, (II) óptico, (III) oculomotor, (IV) troclear, (V) trigêmeo, (VI) abducente, (VII) facial, (VIII) vestibulo-coclear, (IX) glossofaríngeo, (X) vago, (XI) acessório e (XII) hipoglosso.
Os nervos espinhais (n.e.) fazem parte do sistema nervoso periférico, existindo 31 pares: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Eles realizam a comunicação do SNC aos receptores sensitivos, aos músculos e glândulas em todas as partes do corpo.
Os nervos que apresentam apenas fibras aferentes recebem o nome de nervos sensoriais, e aqueles que possuem apenas fibras eferentes são chamados de motores. Existem ainda nervos mistos, que apresentam os dois tipos de fibras.
Nervos cranianos e nervos espinhais Há doze pares deles (consulte Considerações gerais dos nervos cranianos ). Os nervos cranianos transmitem informações sensoriais, incluindo tato, visão, paladar, olfato e audição. Os nervos que conectam a medula espinhal com outras partes do corpo são chamados de nervos espinhais.
- Misto (ambos): nervo trigêmeo (NC V), nervo facial (NC VII), nervo glossofaríngeo (NC IX), nervo vago (NC X).
Mapa Mental: Nervos Cranianos
Classificação dos nervos cranianos. Os nervos cranianos podem ser classificados de diferentes maneiras: De acordo com sua função. Nervos cranianos motores. Existem nervos cranianos relacionados aos movimentos oculares: três, quatro e cinco; e os nervos cranianos relacionados aos movimentos da língua e do pescoço: dez e doze.
Ele é o nervo craniano mais longo e o único a deixar a região da cabeça e do pescoço. Ele vai até as cavidades torácica e abdominal, levando inervação parassimpática para os órgãos viscerais.
São nervos cranianos motores que atuam nas ações provenientes aos movimentos da cabeça, pescoço e deglutição. Tem sua origem no sulco dorsal da medula oblonga e na área lateral das primeiras cinco porções da medula espinhal. Outro exemplo de nervos cranianos predominantemente motor.
Dois deles originam-se do prosencéfalo (olfatório [olfativo] e óptico), um tem o núcleo na medula espinhal (acessório), enquanto os restantes se originam do tronco cerebral. Os pares cranianos fazem o suprimento sensitivo e motor da cabeça e do pescoço, controlando a atividade desta região.
Para que serve um redutor de velocidade?
Tem vírgula depois de Contudo?
Porque fada é um substantivo concreto?
O que é um seo de uma empresa?
O que é atendimento humanizado na saúde?
O que é sonhar com pessoas que já morreram?
O que reprova no exame de saúde da PM?
Como usar óleo de lavanda para dormir?
Qual melhor remédio para Entamoeba histolytica?
Quais as vantagens e desvantagens da rede Wi-Fi?
Quais são os eixos isométricos?
Como limpar e energizar quartzo transparente?
O que fazer quando o CPF está pendente de regularização?
Qual é a consequência da incompetência absoluta?