04 – Como se classifica sintaticamente o verbo brincar no segundo quadrinho da tira? ... É transitivo porque é um verbo que necessita de um complemento para integrar seu sentido. É indireto porque esse complemento se liga a ele por meio de uma preposição.
verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Percorrer em passeio; caminhar certa extensão para fazer exercício ou por distração: passear a orla da praia; passear pelo calçadão; entre correr e andar, prefiro passear. verbo transitivo indireto Viajar por divertimento: passear pelo Brasil.
Transitivos indiretos: Observe o exemplo: As crianças gostam de brincar. Analisando a frase, percebemos que “de brincar” é o complemento exigido pelo verbo brincar, que veio acompanhado por uma preposição, o de. O verbo brincar, então, é um verbo transitivo indireto.
Nas formas rizotônicas do verbo passear ocorre a substituição da vogal e pelo ditongo ei: eu passeio, ele passeia, que eles passeiem,...
Mover-se vagarosamente a pé ou num meio de transporte. 3. Ir de um lugar a outro por divertimento ou lazer (ex.: fomos a Braga para passear).
Como se faz um texto comparativo?
Como funciona o trade de Bitcoin?
Como lançar férias no e Social doméstica?
Como elaborar um termo de ciência?
Como criar um texto jornalístico?
Como passar um telegrama via internet?
Como é a tramitação de um processo trabalhista?
O que é a coerência de um texto?
O que é trabalhar por comissão?
Como usar uma poção no The Sims 4?
O que preciso para ser um estilista?
Qual a taxa que a 99 Taxi cobra do motorista?
Como iniciar um resumo simples?
O que faz Quem trabalha com banco de dados?
Como se organiza um texto instrucional?
Quanto ganha um especialista em linguagem corporal?