04 – Como se classifica sintaticamente o verbo brincar no segundo quadrinho da tira? ... É transitivo porque é um verbo que necessita de um complemento para integrar seu sentido. É indireto porque esse complemento se liga a ele por meio de uma preposição.
verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Percorrer em passeio; caminhar certa extensão para fazer exercício ou por distração: passear a orla da praia; passear pelo calçadão; entre correr e andar, prefiro passear. verbo transitivo indireto Viajar por divertimento: passear pelo Brasil.
Transitivos indiretos: Observe o exemplo: As crianças gostam de brincar. Analisando a frase, percebemos que “de brincar” é o complemento exigido pelo verbo brincar, que veio acompanhado por uma preposição, o de. O verbo brincar, então, é um verbo transitivo indireto.
Nas formas rizotônicas do verbo passear ocorre a substituição da vogal e pelo ditongo ei: eu passeio, ele passeia, que eles passeiem,...
Mover-se vagarosamente a pé ou num meio de transporte. 3. Ir de um lugar a outro por divertimento ou lazer (ex.: fomos a Braga para passear).
Quais são os maiores produtores mundiais de energia eólica?
Quais as possíveis complicações das fraturas?
Qual é o prazo para dar entrada no auxílio doença?
O que a Bíblia fala sobre plantar?
Como fazer pedido de polissonografia?
E precisa ligar o farol de dia?
Porque farinha de mandioca engorda?
Como dar baixa em um veículo com documento atrasado?
Como fazer uma nota fiscal de simples remessa?
Como solucionar problema de alagamento em uma casa que fica abaixo do nível da rua?
Qual é a meta da consciência fonológica ao trabalhar palavras?
Como alterar o CPF para nome de casado?