Quase três milhões de pessoas não têm sequer um documento no Brasil, segundo o último levantamento do IBGE. Isso significa que elas não existem oficialmente. Nem são reconhecidas como cidadãs. Sem Certidão de Nascimento, RG, CPF e Título de Eleitor, são empurradas para condição de indigente, pois nunca foram à escola.
Até o último dia 16 de dezembro, havia 5,5 milhões de famílias cadastradas e apenas 5.400 pessoas notificadas como sem nenhum documento -um número tão baixo que a própria Seas admite a subnotificação. Para o demógrafo do IBGE Antônio Tadeu de Oliveira, o número encontrado pela Seas é "irreal".
Sem a certidão de nascimento, uma pessoa, oficialmente, não tem nome, sobrenome e nacionalidade, portanto, não aparece para o Estado. Só com o documento, pode-se fazer matrícula escolar, realizar casamento civil, registrar filhos, ter acesso à saúde, participar de programas sociais ou qualquer outra ação cidadã.
Indivíduo: 1 indivíduo, ser humano, humano, homem, mulher, cidadão, cidadã, sujeito, criatura, ser, ente, senhor, senhora, tipo, cara, elemento, fulano, beltrano, sicrano.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD-IBGE/2016), a desigualdade socioeconômica do país é a principal causa da falta de registro, seja pela distância dos cartórios, ausência destes órgãos em alguns municípios, custo de traslado, seja pelo desconhecimento dos pais sobre a relevância da ...
Como saber se o nível de testosterona está alto?
Qual o significado de amalequitas na Bíblia?
Pode ir de vestido midi para casamento?
Para que serve o remédio Triancil injetável?
Qual é a diferença entre investigador e detetive?
Onde na Bíblia fala sobre as dez pragas?
Onde fica o IMEI na nota fiscal Samsung?
Quantos comprimidos pode tomar tadalafila?
Quais declarações a empresa é obrigada a aceitar?
Qual a diferença de erro de proibição é erro de tipo?
O que são barreiras atitudinais de um exemplo?
Qual o plural de prestação de contas?