Palavras-chave: Varíola; Variola Bovina; Vírus da Varíola Bovina; Orthopoxvirus; Zoonoses. A varíola bovina é uma zoonose causada pela proliferação do vírus do gênero ortopoxvírus.
É uma doença contagiosa, causada pelo poxvírus. Nos animais, caracteriza-se pelo aparecimento de lesões cutâneas localizadas nas tetas das vacas em lactação e no focinho e gengiva de bezerros em amamentação.
A transmissão da varíola acontece por meio do contato com o vírus (um dos mais conhecidos e é visível no microscópio eletrônico), seja por meio do contato com pessoas infectadas, com objetos que possuem o vírus ou com objetos que pertenceram a uma pessoa com varíola.
Nas vacas lactentes as lesões estão localizadas nos tetos e, eventualmente, no úbere e em bezerros, no focinho, boca e gengiva. Em humanos localiza-se, principalmente, na mão e pode passar para o antebraço e rosto.
A varíola tem sintomas parecidos com o da gripe, que em cerca de 12 dias evoluem para vômitos, náuseas e, no fim, infecção generalizada da pele, onde causa bolhas ou pústulas, que deixam grandes cicatrizes chamadas bexigas. Daí o nome, varius em latim significa manchado.
Sintomas. Inicialmente os sintomas são pequenas lesões no teto e úbere da fêmea, na sequência surge a formação de crostas e ocorre a disseminação circular. Já nos machos ocorrem lesões na região interna da coxa e escroto. Bezerros infectados manifestam as lesões na mucosa oral.
A varíola bovina é uma doença infecto-contagiosa, de etiologia viral caracterizada por lesões cutâneas em vacas lactentes, bezerros e no homem. Destaca-se sua importância como diferencial de doenças confundíveis com febre aftosa e por ser zoonose.
Não há nenhum tratamento estabelecido para a varíola assim que a vacinação é considerada ser a maneira preliminar de prevenção da doença. A vacina da varíola foi introduzida em 1796 por Edward Jenner e usada pelo WHO para erradicar com sucesso global a varíola.
44REVISTA DE MANGUINHOS | OUTUBRO DE 2005 á 25 anos, mais precisa- mente em , a Organização Mun- dial de Saúde declarava erradicada uma das piores, mais cruéis e catastróficas moléstias já existentes. Tratava-se da varíola, do- ença infecto-contagiosa exclusiva do homem, causada por um vírus chama- do Orthopoxvirus variolae.
A epidemia de varíola assolou a Europa e a Ásia até 1796, quando Edward Jenner testou sua teoria da proteção contra doenças. Ele fez isso inoculando um menino com material obtido de uma ordenhadora que estava infectada com o vírus mais fraco da varíola bovina.
A vacina é baseada na administração de vírus vivo vaccinia, aparentado da varíola e que causa a doença varíola bovina no gado e em humanos que tenham contato com as feridas do animal. Desde sempre a varíola foi a causa de epidemias mortíferas.
Durante séculos, a varíola afetou as agendas políticas e sociais. Evidência de infecção por varíola foi encontrada em múmias egípcias. A epidemia de varíola assolou a Europa e a Ásia até 1796, quando Edward Jenner testou sua teoria da proteção contra doenças.
Em que situações podemos exercer nossa cidadania?
Como saber se é norte Sul leste ou Oeste?
O que fazer para prevenir as doenças transmissíveis?
Como é possível que um organismo sobrevive com apenas uma célula?
Como o atrito pode ser classificado?
Como estava dividida a sociedade feudal e como podemos classificá lá?
Como tirar cartão do idoso para ônibus?
Como sublinhar uma frase no CSS?
Como criar uma conta no Ingress?
Como descartar esponja de lavar louça?
Como posso explicar o que é literatura?
Como submeter uma pesquisa ao CEP?
Qual a explicação para se classificar as algas como protista e não como vegetal?