Os Genos eram liderados por um patriarca, responsável pela administração das funções máximas do recorte dominado, sendo líder religioso, político e militar. Havia uma espécie de culto ao ancestral comum dentro dos genos, o que revela seu lado familiar e místico.
Nessa época, temos a formação do genos, propriedades em que uma grande família se matinha unida em torno da exploração econômica de uma mesma parcela de terras. ... No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso.
Uma vez que a polis representava um dos modelos de organização social, política e econômica do mundo grego, ela foi essencial para o desenvolvimento da sociedade bem como do pensamento humano, mediados pelos processos de socialização que ocorriam entre os cidadãos nos locais públicos.
Geno (em latim: genus; em grego: γένος; romaniz.: génos , lit. "raça, estoque, parentes"; plural: γένη - genē), na Grécia Antiga, era um tipo de organização social na qual alguns indivíduos alegavam descendência comum, referindo-se por um nome único (ver sânscrito "Ganá").
A disputa pelos Genos (a base das comunidades gentilícias — na qual um ajuda o outro na produção e na colheita) gerou a formação das fratrias, logo a igualdade social presente no período pré-homérico deixou de existir, havendo então desigualdade social entre as tribos. ...
Portanto, o que unia os gregos no período da Grécia Antiga eram a sua cultura, nomeada helenística por esse povo também ser conhecido por helenos, a sua religião politeísta, o fato de possuírem mesma descendência e também a mesma identificação cultural e por fim, por partilharem a mesma língua oral e escrita.
Originalmente, apenas uma pequena tribo na Tessália era chamada de helenos, mas a palavra logo se estendeu ao resto da península e passou a representar todo o povo grego. No começo da Era Cristã era às vezes usada com o significado de "pagãos".
Recebe o nome de Olimpíadas a série de eventos desportivos que reuniam as cidades-estado da Grécia antiga. Os Jogos Olímpicos eram a mais importante festa pan-helênica. ... Deles só podiam participar homens livres, falantes da língua grega, e em pleno gozo de seus direitos de cidadão.
Formação do Território da Grécia Antiga "A Grécia Antiga - chamada de Hélade pelos antigos gregos (daí helenos) - ocupava o sul da Península dos Balcãs, as ilhas dos Mares Egeu e Jônio e o litoral da Ásia Menos.
Na Antigüidade surgiram na Grécia novos centros de civilização, a princípio nas ilhas e depois no continente.
A Grécia Antiga é marcada por muitas características culturais que influenciaram a civilização ocidental. Leia esse texto para saber mais sobre essa importante civilização da Antiguidade.
Atenas era a maior e mais rica cidade da Grécia Antiga durante os séculos V e IV a.C. Existem relatos da época que reportam um volume comercial externo (soma das importações e exportações das cidades do império ateniense) da ordem de 180 milhões de dracmas áticos, valor duas ou três vezes superior ao orçamento do Império Aquemênida na mesma época.
Como funciona A luz síncrotron?
São características da urbanização brasileira exceto?
O que causa o catabolismo muscular?
Quais são as práticas da tutoria?
Qual o efeito de quem cheira thinner?
Qual o prazo para atualização do cadastro do Bolsa Família?
Qual o nome da mulher do Loki?
O que é velocidade limite ou terminal?
O que é giro de estoque e como podemos calculá lo?
Qual a brisa do chá de trombeta?
O que é indenização por doença ocupacional?