Paganismo nórdico
A Religião nórdica (também chamado de Paganismo nórdico) é o termo utilizado para descrever o sistema de crenças comuns aos povos que habitavam muitos dos países nórdicos antes e durante a cristianização da Europa do Norte, num período histórico conhecido como Era Viquingue.
A fé Ásatrú também celebra a mitologia nórdica antiga e seu panteão de divindades moralmente ambíguas - deuses como Odin, Thor e Loki - que chegaram à Islândia durante a Era Viking, quando a ilha foi colonizada por noruegueses em busca de novas pastagens.
Os 9 deuses mais importantes da mitologia nórdica
Originados das tribos germânicas do norte da Escandinávia, os deuses e deusas nórdicas são personagens mitológicos. Dos numerosos deuses e heróis sobrenaturais mais recorrentes da mitologia nórdica, podem ser destacados os seguintes: Odim.
Asatrú é uma denominação criada durante o século XIX pelos seguidores do neo-paganismo nórdico – a reconstituição moderna da tradição religiosa da Escandinávia anterior ao cristianismo - significando “verdadeiro para os Ases (deuses)”.
Mas o número de islandeses que reverenciam Odin, Thor e a deusa Freyja teve um aumento de 50% desde 2014, chegando a 3.583 fiéis, o dobro em relação ao período anterior a 2014, segundo o jornal local Morgunbladid. Estatísticas do governo islandês indicam que havia apenas 879 fiéis em 2005.
Na mitologia nórdica, Jotunheim ou Jötunheimr é o mundo dos gigantes (de dois tipos: rocha e neve, chamados coletivamente de Jotuns). A partir deste mundo, os gigantes ameaçavam os seres humanos em Midgard e os deuses em Asgard (cujos mundos são separados pelo rio Iving). A cidade principal de Jotunheim é Utgard.
Além dos deuses (entidades superiores), diversas criaturas fazem parte da mitologia nórdica, a saber: Heróis: possuíam alguns poderes e realizavam grandes feitos. Anões: seres que possuíam elevada inteligência superior. Jotuns: gigantes que tinham poderes especiais
O paganismo nórdico, além de ser politeísta, acredita-se fortemente na presença de diversos seres sobrenaturais que habitam os mais diversos lugares, desde florestas, montes, lares e outras moradas ao longo dos mundos, como os Álfar ( elfos ), os Dvergar ( Anões) e os Jötnar ( gigantes ), entre outros.
Os deuses nórdicos eram mortais, e somente pelas maçãs de Iðunn podiam esperar viver até o Ragnarök. Imagen por J. Penrose, 1890. Há três grandes "clãs de divindades": os Æsir, os Vanir e os Elfos. A distinção entre o Æsir e o Vanir é relativa, pois na mitologia os dois finalmente fizeram a paz após uma guerra prolongada, ganha pelos Æsir.
O cientista religioso norueguês Gro Steinsland, descreve o antecedente da religião nórdica como uma religião étnica ou religião folclórica. Ela cresceu como uma parte das tradições de uma determinada população e foi uma parte integrante de uma cultura única.
Como você pode treinar o cérebro?
Como fazer cura em panela de barro?
Como saber a DLL que está faltando?
Qual osso não pode dar para cachorro?
Qual o custo para envernizar uma porta de madeira?
O que fazer de almoço saudável?
Como preparar um prato para um vegetariano?
O que preciso para fazer uma festa de batizado?
Como pintar uma parede para projetor?
O que fazer com o sachê de chá?
Como fazer inalação com Atrovent?
Como fazer café coado perfeito?
Como instalar Disney Plus em LG Smart TV?
Como instalar Amazon Prime Video na Smart TV LG antiga?
Como tirar a notificação do Google Chrome?
Como tirar tinta preta do cabelo com bicarbonato de sódio?