Paganismo nórdico
A Religião nórdica (também chamado de Paganismo nórdico) é o termo utilizado para descrever o sistema de crenças comuns aos povos que habitavam muitos dos países nórdicos antes e durante a cristianização da Europa do Norte, num período histórico conhecido como Era Viquingue.
A fé Ásatrú também celebra a mitologia nórdica antiga e seu panteão de divindades moralmente ambíguas - deuses como Odin, Thor e Loki - que chegaram à Islândia durante a Era Viking, quando a ilha foi colonizada por noruegueses em busca de novas pastagens.
Os 9 deuses mais importantes da mitologia nórdica
Originados das tribos germânicas do norte da Escandinávia, os deuses e deusas nórdicas são personagens mitológicos. Dos numerosos deuses e heróis sobrenaturais mais recorrentes da mitologia nórdica, podem ser destacados os seguintes: Odim.
Asatrú é uma denominação criada durante o século XIX pelos seguidores do neo-paganismo nórdico – a reconstituição moderna da tradição religiosa da Escandinávia anterior ao cristianismo - significando “verdadeiro para os Ases (deuses)”.
Mas o número de islandeses que reverenciam Odin, Thor e a deusa Freyja teve um aumento de 50% desde 2014, chegando a 3.583 fiéis, o dobro em relação ao período anterior a 2014, segundo o jornal local Morgunbladid. Estatísticas do governo islandês indicam que havia apenas 879 fiéis em 2005.
Na mitologia nórdica, Jotunheim ou Jötunheimr é o mundo dos gigantes (de dois tipos: rocha e neve, chamados coletivamente de Jotuns). A partir deste mundo, os gigantes ameaçavam os seres humanos em Midgard e os deuses em Asgard (cujos mundos são separados pelo rio Iving). A cidade principal de Jotunheim é Utgard.
Além dos deuses (entidades superiores), diversas criaturas fazem parte da mitologia nórdica, a saber: Heróis: possuíam alguns poderes e realizavam grandes feitos. Anões: seres que possuíam elevada inteligência superior. Jotuns: gigantes que tinham poderes especiais
O paganismo nórdico, além de ser politeísta, acredita-se fortemente na presença de diversos seres sobrenaturais que habitam os mais diversos lugares, desde florestas, montes, lares e outras moradas ao longo dos mundos, como os Álfar ( elfos ), os Dvergar ( Anões) e os Jötnar ( gigantes ), entre outros.
Os deuses nórdicos eram mortais, e somente pelas maçãs de Iðunn podiam esperar viver até o Ragnarök. Imagen por J. Penrose, 1890. Há três grandes "clãs de divindades": os Æsir, os Vanir e os Elfos. A distinção entre o Æsir e o Vanir é relativa, pois na mitologia os dois finalmente fizeram a paz após uma guerra prolongada, ganha pelos Æsir.
O cientista religioso norueguês Gro Steinsland, descreve o antecedente da religião nórdica como uma religião étnica ou religião folclórica. Ela cresceu como uma parte das tradições de uma determinada população e foi uma parte integrante de uma cultura única.
Como ter um estilo vintage feminino?
Quem faz a respiração celular?
São exemplos de descentralização?
Qual o país que tem pessoas mais idosas?
Qual o valor da fiança para a Lei Maria da Penha?
Qual a medida de controle para o risco de arco elétrico?
Para que serve o exame espirometria com broncodilatador?
Para que serve o exercício de murchar a barriga?
Qual o principal substrato energético que participa no exercício prolongado?
O que estudar de Química para o Enem?
Como os egípcios tomavam banho?
Quem tem 25 anos de contribuição pode se aposentar?
Como configurar o gravador de voz do WhatsApp?
Qual a velocidade do novo caça brasileiro?
Quem são os homens Pré-históricos brasileiros?