A medicina curativa, como o próprio nome sugere, está direcionada à cura. Ou seja, as técnicas e os cuidados utilizados por esse ramo da saúde têm como objetivo tratar de sintomas que já estão evidentes, com o intuito de que eles não evoluam.
Assistência Curativa é prestada através de redes privadas em saúde em 33 municípios do Pará. São hospitais, clínicas e laboratórios que prestam serviços aos mais de 250 mil segurados do Iasep. A rede de serviços para consultas, exames, internações e outros procedimentos está disponível no Guia Médico.
No Brasil e no mundo, o investimento em medicina preventiva tem ganhado cada vez mais espaço no planejamento estratégico das operadoras de saúde. A ideia central é substituir o modelo curativo, focado na doença, por uma abordagem voltada à manutenção da saúde e da qualidade de vida.
Além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, a medicina preventiva contribui para a redução dos gastos com tratamento de doenças, tanto para os cofres públicos como para o setor privado. Prevenir é melhor do que remediar, diz aquele ditado popular.
A medicina preventiva é especialidade médica focada em evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos e melhorar a qualidade de vida de pacientes em tratamento.
A medicina preventiva, como o nome já sugere, é uma prática médica voltada para a prevenção de doenças por meio de ações antecipadas e checagens constantes da saúde, com o objetivo de evitar que doenças se aloquem e seja necessário o processo de tratamento e cura do paciente.
O SUS é responsável, além da atenção básica, das emergências, intervenções de alta complexidade, como os transplantes e as campanhas de vacinação. Estas ações demandam altos e intensivos investimentos, além de tecnologia e inovação.
O Modelo SANITARISTA, também conhecido como campanhista, foi o primeiro modelo a surgir na construção das políticas de saúde no Brasil. Suas ações existem nos dias atuais e coexistem com os modelos privatista e de vigilância da saúde.
Grande parte das iniciativas nesse sentido ainda se dá por meio de ações educativas pontuais, como palestras e oficinas, além de eventos de recreação e exercícios ao ar livre. O desenvolvimento de programas mais estruturados para a promoção da saúde é uma prática que só recentemente começou a ganhar força.
A concepção de níveis de prevenção foi incorporada ao discurso da Medicina Comunitária no Brasil na década de 1960, e orientou o estabelecimento de níveis de atenção nos sistemas e serviços de saúde que vigora até hoje.
Qual o salário de um advogado da Caixa?
Como se tornar VIP no Ragnarok?
Quantos finais têm Assassin's Creed Odyssey?
Como ser aprovado em um programa de trainee?
Como finalizar uma pessoa no Jiu-jitsu?
Como ser a melhor aluna de um professor?
Como jogar Imagem e Ação 2 manual?
Quando a UBER vai mostrar destino?
Como colocar rejunte em mosaico?
Como ser autossuficiente em alimento?
Quais são os três grupos que os fungos são classificados?
Como se classifica a mistura água e sal?