Uma pessoa sedentária é aquela que passa muito tempo inativa, isto é, sem fazer exercícios físicos. Por mais que ela faça algumas atividades durante o dia, como se locomover e trabalhar, ela não dedica um período a praticar alguma modalidade esportiva ou treino em geral.
"Assim, o ideal é ingerir proteína depois do treino, junto com o carboidrato. Se a pessoa treina de manhã, pode tomar o suco de frutas antes e, depois da prática, fazer o café da manhã habitual, com uma vitamina de leite com aveia e fruta, ou pão integral com queijo ou ovos", exemplifica.
Pesquisa revela que 45,8% da população não pratica atividade física.
Para começar, não praticar nenhuma atividade aumenta significativamente o risco de desenvolver problemas de saúde sérios. Isso porque o sedentarismo pode antecipar mais fortemente a mortalidade do que outras causas como tabagismo e pressão alta. Veja o que acontece com o seu corpo quando você não se exercita.
Os resultados da pesquisa do IBGE apontaram que 34,2% dos homens com 18 anos ou mais praticaram o nível recomendado de atividade física de 150 minutos semanais no lazer, enquanto para as mulheres este percentual foi de apenas 26,4%.
Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade.
Nos últimos anos, vem sendo publicado de forma contínua estudos que demonstram que a comportamento sedentário é um importante preditor de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, obesidade, alguns tipos de câncer (câncer de intestino e de mama), fraqueza músculo-esquelética, depressão, menor qualidade de vida e ...
A consequência inevitável é que o desempenho estará prejudicado e, portanto, o gasto calórico da atividade pode ser comprometido. Em outras palavras, o rendimento pode ser menor e consequentemente o propósito de perda de peso estará minimizado.
De acordo com o IBGE, em 2019, 30,1% dos brasileiros praticaram o nível recomendado de atividade física no lazer, enquanto esse percentual foi de apenas 22,7% em 2013. Entre homens, esse percentual foi de 34,2%, enquanto para as mulheres foi de 26,4%.
Nenhuma caminhada, nenhuma partida de futebol ou ida à academia. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 62,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais não praticaram qualquer esporte ou atividade física em 2015.
E como já se dizia na Grécia Antiga, corpo são, mente sã, o exercício físico regular libera uma série de substâncias que ajudam na prevenção e tratamento da depressão, da ansiedade, e até na Doença de Alzheimer.
Para pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, não se movimentam, de forma espontânea no dia a dia e passam grande parte do tempo sentadas ou deitadas, saibam que sem o estímulo do movimento físico, o corpo paga um preço muito alto para manter o equilíbrio de todas as suas funções. E essa conta chega um dia.
Pessoas que não fazem atividade física são potencialmente doentes. Está cientificamente comprovado que a atividade física é a medicina preventiva mais barata e eficiente que existe. Uma pessoa sedentária tem 70% mais chances de desenvolver qualquer tipo de doença que uma pessoa fisicamente ativa.
O tempo dedicado à atividade física foi de mais de uma hora para 43,4% das pessoas de 15 anos ou mais. O tempo mínimo dedicado aos esportes foi de 20 minutos por dia. Como na prática de atividade física, a duração do exercício foi maior entre os homens: 50,4% o faziam por mais de uma hora. Entre as mulheres, 31,5% praticavam mais de uma hora.
Como oferecer trabalho de social media?
Como preparar beterraba para bebê BLW?
Como esconder uma janela na tela do computador?
Como anunciar minha mão de obra?
Como ocultar elementos no Archicad?
Como ocorre o crescimento das cidades que já existiam na Baixa Idade Média?
Como lavar calça jeans na lava e seca?
Como ocorreu o rompimento do Modernismo?
Como entender o exame de coagulograma?
O que significa oficializar o noivado?
Como promover a equidade na escola?
Como ocorre o transporte ativo e passivo através da membrana Plasmatica?
Como surgiram as instituições de educação infantil?