A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, anunciou, na manhã desta terça-feira (27/7), o calendário de retorno das aulas presenciais da Rede Pública de Ensino. As atividades devem voltar de forma escalonada, a partir do dia 5 de agosto, com estudantes da educação infantil.
Entre os estados que ainda não voltaram, outros doze e o Distrito Federal já têm data marcada para a volta das aulas presenciais ainda em agosto. Apenas Paraíba e Acre têm previsão de retorno em setembro, quando a vacinação dos professores deve incluir a segunda dose. Roraima é o único estado sem data prevista.
A partir de 2 de agosto, haverá a transição do remoto para o presencial, já com o retorno às escolas. Para o Ensino Infantil e Fundamental vão ser quatro dias de aula presencial e um de forma remota.
São Paulo tem se empenhado bastante para voltar com suas aulas 100% presencias em todas as redes de ensino. Nesse sentido, no último domingo (29) o governo autorizou que as creches municipais e estaduais retomem as atividades. “A partir do dia 8, as nossas creches, que estão com 60% de ocupação, passam a ser de 100%.
Por isso mesmo, a principal preocupação deverá ser com o cuidado na criação de condições que garantam segurança às famílias no processo de retorno à escola, atendendo às necessidades de saúde e o acolhimento emocional dos alunos, assim como de um espaço para a reconstrução dos vínculos.
E, quando se trata de Educação Infantil, os cuidados com esse novo modelo de escola presencial precisam ser redobrados para garantir a segurança e bem-estar dos alunos e corpo docente.
Alguns estados, inclusive, já se pronunciaram, disponibilizando datas e orientações para o retorno. Enquanto isso, as instituições de ensino se dedicam na análise e adoção de medidas para garantir uma retomada segura para todas as faixas etárias, desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio.
Programa EscoLAR, por meio da Portaria Nº 048–R, de 02 de abril de 2020, como o objetivo de incentivar a oferta de Atividades Pedagógicas Não Presenciais(APNP), vinculadas à adoção de metodologias inovadoras e ao uso de tecnologias voltadas para a aprendizagem dos estudantes.
Que significado tem o nome Ana?
Como é que se escreve Margarida?
O que significa os no final do ano?
Como é que se fala bruxa em inglês?
Como se escreve o nome de Jesus Cristo em latim?
Quantas letras tem o alfabeto francês?
Como é feito o barulho do trovão?
Como contar sim e não no Excel?
Por que as frações se apresentam na forma negativa?
Como sonhar com quem vc vai casar?