Banda de rodagem é o segmento do pneu que fica em contato direto com o solo, sendo responsável pela aderência, estabilidade e segurança de passageiros e mercadorias. A banda de rodagem é dividida em três partes, a saber: sulcos, ranhuras e barras.
Sulcos – A função dos sulcos é drenar a água, evitar deslizamentos e refrigerar os pneus. Alguns possuem mais sulcos que outros, o que significa que são mais aderentes, especialmente em dias de chuva.
Carcaça: A carcaça pode ser considerada o esqueleto do pneu. É a construção da carcaça que define o tipo radial e diagonal, capacidade de carga, velocidade, etc. A carcaça também pode ser de aço, nylon ou outros materiais.
Um pneumático (do latim pneumatĭcus, por sua vez do grego πνευματικός, derivado de πνεῦμα "sopro"), mais conhecido por pneu, é um artefacto circular feito de borracha, para uso em automóveis, caminhões, aviões, motos, bicicletas, etc.
Sabendo ler as letrinhas que há na lateral, você vai descobrir até se ele dura muito
Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Os desenhos também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista.
Flanco. É a parte da carcaça que vai da Banda de Rodagem ao talão. Tem a função de proteger a carcaça e é constituído por compostos de borrachas com alto grau de resistência a flexão.
- Olhe os talões dos pneus (região que entra em contato com o aro e faz a vedação do mesmo), procure ver se existe algum corte ou rasgo na região; se tiver, esse rasgo não pode aparecer os arames e muito menos aparecer os arames e eles estiverem rompidos e/ou enferrujados.
Pneus para veículos que atingem velocidades mais altas possuem uma segunda cinta. Lateral – A parte lateral do pneu é a responsável pelo conforto. Quanto mais fino for o pneu, menos confortável ele será para o motorista. A lateral é flexionada cerca de 800 vezes por segundo enquanto o carro roda, e por isso tem tanta importância.
Pois estão indicadas apenas por números e letras e nem sempre é fácil a identificação. Mas antes disso, vamos parar para pensar em como seria um pneu de qualidade, quais características deve apresentar para que possamos usá-lo sem termos dores de cabeça. Os pneus precisam oferecer o máximo de segurança aos condutores e passageiros do veículo.
13: Diâmetro interno do pneu (aro) em polegadas. 77: Indica o índice da carga máxima que o pneu pode suportar pode conter 2 ou 3 dígitos. P: Indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar quando estiver com a carga máxima. A traction indica a aderência do pneu diante de uma pista molhada.
Ao escolher o seu novo pneu, você verá a marca do fabricante destacada na lateral do produto. É importante pesquisar as marcas e verificar qual oferece mais durabilidade e performance. O modelo do pneu localiza-se logo após o nome da marca. É importante verificar o modelo para nos casos de reposição de apenas um dos pneus, por exemplo.
Como funciona a fase de cumprimento de sentença?
Qual tamanho ideal de xícara de café?
Como vender suas roupas no Roblox?
Qual a velocidade de upload de uma internet de 500MB?
Como saber se o colágeno é verdadeiro?
Quais os principais problemas socioambientais urbanos no Brasil?
São exemplos de comunicação Não-verbal?
Para que serve pílulas de babosa?
Quanto é o preço de uma cova em um cemitério?
Quanto é a multa por quebra de contrato de trabalho?
O que colocar nos assuntos da ficha catalográfica?
Quanto tempo o nome fica no SCR?
Qual foi a novela que ficou mais tempo no ar?