3) O que é consciência moral? * (A)capacidade de decidir o que fazer , de justificar as razões de nossas decisões e de assumir as conseqüências delas.
A consciência moral é a base sobre a qual, sem sermos obrigados por outros, decidimos o que fazer, justificando para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões, assumindo todas as consequências delas, porque somos responsáveis por nossas opções. Essa consciência é produtora do senso moral.
Assim, a priori, podemos dizer que a ética se dá pela educação da vontade. Senso moral: é a maneira como avaliamos nossa situação e a dos outros segundo idéias como as de justiça e injustiça, bom e mau. Trata-se dos sentimentos morais.
Senso moral é o que caracteriza o sentimento que condiz com a moralidade, de acordo com os valores morais (o bem e o mal, o certo e o errado, etc) presentes em uma determinada sociedade.
A violência se opõe à ética porque trata seres racionais e sensíveis, dotados de linguagem e de liberdade, como se fossem coisas, isto é, irracionais, insensíveis, mudos e inertes ou passivos.
Consciência moral É a certeza interior instantânea que algumas atitudes são certas ou erradas. A consciência moral também pode resultar no sentimento de culpa ou em alegria, dependendo do valor moral das ações em questão.
Como se pode observar, senso moral e consciência moral são inseparáveis da vida cultural, uma vez que esta define para seus membros os valores positivos e negativos que devem respeitar ou detestar. ... A diferença entre a Natureza e a Cultura.
Juízo de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e porque são. ... São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do bem e do mal, ou seja, do correto e do incorreto. Nesse diapasão, juízos éticos de valor nos dizem o que são o bem, o mal e a felicidade.
(__) É o que as pessoas decidem fazer, a justificativa que elas dão para si próprias e para os outros sobre o porquê de seus atos. (__) É também arcar com todas as consequências, pois cada pessoa é responsável por aquilo que faz. ... Apesar da natureza fantasiosa da narrativa, Giges foi uma pessoa real, um rei da Lídia.
Quando não se tem escolha(liberdade), se é coagido a praticar uma ação, é impossível decidir entre bem e mal (consciência moral). A decisão, nesse caso, é imposta pelas forças coativas, isto é, que impõem uma conduta.
Desenvolver sua habilidade de tomar decisões é importante porque as escolhas são parte de todas as etapas da vida (pessoal e profissional ). Siga essas dicas – e implemente as suas próprias “regras” de boas práticas – e deixe mais energia e tempo livres para as decisões que realmente importam.
Capacidade de fato também conhecido como capacidade de agir, é a aptidão necessária para exercer os direitos garantidos legalmente e que as pessoas gozam em sua capacidade de direito. Importa, também, a possibilidade de exercer uma acção judicial para reivindicar seus direitos, ou se defender de qualquer acusação.
Com a capacidade, então, as pessoas procuram melhorar cada vez mais suas habilidades e talentos, para alcançar o sucesso em suas vidas.Sem a capacidade de valor, dificilmente teria pessoas brilhantes, tanto nos livros de história, como no presente, mudando o mundo completamente.
Faz mal tirar todo o pelo da vagina?
Quais são as etapas da análise textual?
Como usar o gengibre para o estômago?
É verdade que faz mal comer banana de noite?
Quais são os 5 jogos competitivos?
Quais foram as principais mudanças ocorridas no decorrer dos anos da área de Recursos Humanos?
O que acontece se desinstalar o Family Link?
Como substituir o fermento fresco pelo seco?
Como a literatura pode ser definida?
O que é terceiro setor exemplos?
Quais são os 4 fatores primários que se avalia a qualidade da imagem?