A teoria da virtude enfatiza a crença de Aristóteles na polis como o apogeu da organização política e o papel das virtudes em capacitar os seres humanos a florescer nesse ambiente.
A ética de virtudes na bioética Tal teoria chama a atenção pelo fato de conter argumentos fortes e se apoiar numa tradição de relevância, a saber, a tradição aristotélica. Ela sustenta, basicamente, que não são os princípios, mas o caráter virtuoso dos agentes que torna possível a moralidade das ações.
A partir de uma abordagem da obra de Aristóteles “Ética a Nicômaco” onde para ser virtuoso é necessário fugir dos vícios, da falta ou do excesso, e caminhar na mediania em nossas ações. Estas foram apresentadas pelo filósofo como sendo o caminho mais fácil para se chegar à felicidade ou para se evitar o sofrimento.
Para Sócrates a virtude está enraizada no conhecimento. Que o máximo que uma pessoa poderia almejar como objetivo de vida seria se tornar uma pessoa virtuosa. A virtude segue três etapas, a saber: ser bom em alguma coisa, posteriormente a excelência na ação e chegando a bondade moral.
Bioética é o estudo interdisciplinar entre biologia, medicina e filosofia (dessa, especialmente as disciplina da ética, da moral e da metafísica), que investiga todas as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana (em geral) e da pessoa (em particular).
A integração da Filosofia com o Direito é de fundamental importância, visto que ambas tematizam a Bioética como um novo paradigma do conhecimento. A Bioética, que surge como um novo domínio da reflexão e da prática tem por objeto específico de estudo as questões humanas na sua dimensão ética.
A teoria da virtude foi inserida no estudo da história por historiadores moralistas como Lívio, Plutarco e Tácito. A ideia grega das virtudes foi transmitida na filosofia romana através de Cícero e mais tarde incorporada na teologia moral cristã por Santo Ambrósio de Milão.
Examinando as opiniões comumente divulgadas e no intuito de encontrar a origem das virtudes, o filósofo coloca como hipótese que ela se daria pela aprendizagem, pelo hábito ou por alguma outra espécie de exercício ou ainda pelo acaso (Ética a Nicômaco - EN, I, 9, 1099b).
As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão , honestidade, disciplina e coragem.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ética das virtudes (ou ética aretaica / ˌærəˈteɪ.ɪk /, do grego ἀρετή ( arete, virtude) são teorias éticas normativas que enfatizam virtudes da mente, caráter e senso de honestidade.
Quais são os fatores que provocam a sub polimerização das resinas compostas?
Qual a classificação do Recém-nascido OMS?
Como o lazer pode ser classificado?
Como se pode alterar a disponibilidade inerente de um equipamento?
Qual é o significado de vigorexia?
Como podemos calcular o resultado da multiplicação de um número por 4?
Como saber qual meu tipo de cabelo liso?
Qual é o brasão da minha família?
Como formar sílabas em coreano?
Como saber se serei Restituida?
Qual o filtro que deixa o olho azul?
Como ter um psicológico mais forte?
Como saber minha nota no IELTS?
Como saber o total dos meus Dotz?