A abreviação da palavra Maria é M. ª.
Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.). Esta seria a forma inatacável de abreviar.
Dona abrevia-se D. ª; mas também pode ser antropónimo/antropônimo e, então, não é costume abreviar a palavra. D. ª é uma forma de tratamento de reverência usada para anteceder o nome de uma senhora que se respeita.
quando simples nunca se abrevia; quando composto de duas palavras é abreviado, se necessário, o primeiro nome, colocando sua letra inicial, e o último não se abrevia.
ex. (com espaço), de acordo com o Novo Prontuário Ortográfico, de J. M. de Castro Pinto, edição da Plátano Editora. A forma e. g., do latim exempli gratia, também está correcta, mas tem o inconveniente de ser menos compreensível para a maioria das pessoas.
35 curiosidades que você vai gostar
pessoa = pess. Atenção! Essas são regras gerais de formação das abreviaturas.
Não pode ser abreviado o último sobrenome, nem ser excluída qualquer parte do nome. ... Vale lembrar que não constituem sobrenome, mas não podem ser abreviados, os complementos Filho, Júnior, Neto, Sobrinho, entre outros, que indicam uma ordem ou relação de parentesco.
Pelo menos no Brasil, não existe nenhuma lei ou regra que obrigue o cidadão a escrever de forma legível ou parecida com próprio nome. Abreviações e rubricas são permitidas. ... A única coisa que não pode é acrescentar nomes por questão de falsidade ideológica", explica o policial.
Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências.
Para saber abreviar corretamente uma palavra é simples: escreva a primeira sílaba e a primeira letra, seguidas de ponto final abreviativo. Se a primeira letra da segunda sílaba for uma vogal, a abreviação irá até a consoante.
dona - D., d., D. ª ou Da.
O ponto abreviativo deverá ser grafado no fim da abreviatura (como em Sr. e Sra.) ou antes das letras em expoente (como em Sr. ª).
...
Exemplos com senhora:Senhora, espere por mim!Sr. ª, espere por mim!Sra., espere por mim!
Estas duas palavras, como formas de tratamento, dependem muito das relações entre as pessoas. Se a senhora for da sua idade, tanto a pode tratar por senhora como por tu. Se for de idade bastante superior, poderá tratá-la por Senhora Dona ou apenas por Dona, conforme a região.
Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
A abreviatura adotada deve ser invariável. ... quando simples nunca se abrevia; • quando composto de duas palavras é abreviado, se necessário, o primeiro nome, colocando sua letra inicial, e o último não se abrevia.
Ex: Anto = Antônio. Mais raramente, é usado um símbolo.
Quando usamos a citação direta curta, devemos referência-las com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, e entre parênteses o ano da publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído antes ou depois do texto extraido.
Referências de Obras com Mais de Três Autores de Acordo com as Normas ABNT. Sobrenome, Inicial do Nome do Autor que aparece em primeiro lugar, se for nome composto, Inicias dos dois nomes, seguido da abreviação et al., Local de publicação, editora e ano de publicação. Exemplo: CARVALHO, F. J. C. et al.
Como mudar nome em citações bibliográficas Lattes? Currículo Lattes Ao localizar o autor desejado, entrar no currículo do mesmo e localizar no menu “Dados Gerais”, a opção “Identificação”. Nesta opção encontra-se a seção "Nome em citações bibliográficas" onde se localizam as formas do nome da pessoa (Figura 15).
Também é certo que, o § único do art. 71, acima aludido, se refere, tão somente, ao nome abreviado usado como Page 2 firma comercial registrada ou em qualquer atividade profissional. Não prevê, por isso mesmo, a hipótese do uso do nome abreviadamente nos atos e contratos públicos. Se não prevê é porque não o permite.
Pode abreviar o nome no diploma? Não abreviar o nome do diplomado.
Não é possível abreviar o último sobrenome porque ele é o principal. Judicialmente você poderia alterar a posição de seus sobrenomes (forma utilizada para quem não gosta do último sobrenome). Por exemplo, é possível alterar MATEUS CARRARO DA SILVA para MATEUS DA SILVA CARRARO.
Geralmente utiliza-se aqui o primeiro nome ou as iniciais do nome e sobrenome. Usar as letras iniciais estilizadas é o mais comum.
Significado de msm: "mesmo"
Quais são os elementos vinculados do ato administrativo?
Como faço para entregar minha CNH suspensa na pandemia?
Quais são os tipos de surdez explique cada um deles?
O que usar para não enferrujar?
Como fazer combinação de roupas que já tenho?
Quem precisa estar presente na reunião de revisão da Sprint?
O que significa a faixa preta na camisa do Vasco?
O que é a metodologia de um TCC?
Pode ser feito progressiva após cirurgia?
Quanto tempo demora para sair uma ordem judicial?
Quando há conexão entre processos?
Como responder uma crítica negativa?
Para que serve o porta-escova?
Como reduzir o consumo na sociedade brasileira?
O que significa câncer diferenciado?
Porque brasileiros falam no diminutivo?
Como fica uma mama com câncer?