Organismos geneticamente modificados (OMG), ou simplesmente transgênicos, são aqueles produzidos pela engenharia genética, a partir da incorporação de genes de espécies que não se reproduziriam em condições naturais; como entre indivíduos do reino animal e vegetal.
Onde os transgênicos agrícolas são produzidos atualmente? ... Nessas duas décadas, a área com culturas transgênicas subiu 100 vezes, de 1,7 milhões de hectares para 175,2 milhões. Os Estados Unidos lideram o plantio, seguidos pelo Brasil e Argentina.
Nenhuma delas encontrou evidências de que os alimentos transgênicos possam causar câncer ou outras doenças em seres humanos ou animais. A conclusão, portanto, é de que os alimentos transgênicos são tão seguros para consumo quanto os que utilizam tecnologias convencionais para realizar o cruzamento de plantas.
Os principais alimentos transgênicos vendidos no Brasil são a soja, o milho e o algodão, que dão origem a produtos como os óleos de cozinha, extrato de soja, proteína texturizada de soja, leite de soja, salsicha, margarina, massas, bolachas e cereais.
O Brasil produziu 30 milhões de hectares de plantações transgênicas, entrando como segundo colocado no ranking mundial de produtores de alimentos geneticamente modificados. O País fica atrás somente dos Estados Unidos, que tem uma plantação de 69 milhões de hectares.
Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.
O uso de transgênicos na agricultura é indispensável. Eles aumentam a produção agrícola, otimizam o uso de insumos e desenvolvem plantas mais adaptadas aos desafios do campo. Isso faz com que mais alimentos estejam disponíveis para consumo direto ou indireto.
O Brasil figura entre os países com a maior área plantada de transgênicos agrícolas no mundo. O principal motivo para esse uso exacerbado é o sucesso com essas espécies mais resistentes a pragas e secas, e uma diminuição no uso de pesticidas e defensores nas plantações.
Transgênico é sinônimo para a expressão "Organismo Geneticamente Modificado" (OGM). É um organismo que recebeu um gene de outro organismo doador. ... Ao receber um ou mais genes de outro organismo, um vegetal pode se tornar resistente a pragas ou mais nutritivo, por exemplo.
Normalmente, os transgênicos são produzidos com o objetivo de trazer benefícios para as plantações – como resistência a herbicidas e pragas e aumento na produtividade -, mas também para os consumidores – produção de substâncias medicinais e maior qualidade nutricional.
Desvantagens dos alimentos transgênicos. Desenvolvimento de doenças (reações alérgicas, câncer, etc.); Desequilíbrio ambiental (poluição do solo, da água e do ar, desaparecimento de espécies, perda da biodiversidade, contaminação de sementes, etc). Veja também: Biotecnologia.
Os países que lideram a produção de alimentos transgênicos são os Estados Unidos, a Argentina, o Canadá, a China, além do Brasil. No mundo, os alimentos produzidos em maior quantidade são o milho, a soja, o algodão e a canola. O cultivo mais predominante no planeta é o da soja resistente à herbicidas. Os alimentos transgênicos de origem animal ...
São genes que podem vir de plantas, animais ou microorganismos. O processo de produção de um alimento transgênico pode envolver, por exemplo, um tipo de milho que possui um trecho de DNA de um vírus.
Como ligar para uma pessoa com o celular dela no silencioso?
Como funciona A fita pesa gado?
Como faço para ligar para o Maranhão de São Paulo?
Quantas sessões de fototerapia para vitiligo?
Como funciona o sistema da geladeira?
Como ser um entregador da Azul Cargo?
Como fazer ligações de graça pelo celular?
O que é um desregulador endócrino?
O que é a grade curricular de uma escola?
Como funciona fechadura da porta?
Como não surtar no relacionamento?
Como ser mais limpa e organizada?
Para que serve a desumidificação do ar condicionado?