A goma-base, a “borracha” que dá a consistência ao doce, é o principal ingrediente. Antes, a substância vinha da seiva de uma árvore. Hoje, é sintética, feita de vários derivados do petróleo, como resina e parafinas. Além dela, há porções menores de açúcar ou adoçante, xarope de glicose, corantes e aromatizantes.
A guloseima que conhecemos hoje surgiu no final do século 19. Mais precisamente em 1872, ano em que o inventor americano Thomas Adams fabricou o primeiro lote de chicletes em formato de bola e aromatizando as resinas naturais com extrato de alcaçuz.
“Chiclete” é um caso clássico de metonímia: foi incorporada ao português por causa da Chiclets, marca de goma de mascar da americana Adams, comercializada a partir de 1910.
A base é feita com goma, sorbitol – que substitui o açúcar – corante e sabor. Nesta parte do processo, o cheiro de hortelã é bem forte e os olhos de quem não está acostumado lacrimejam bastante. O chiclete sai da máquina extrusora em forma de manta. Recebe uma chuva de “talco” comestível, para que a massa não grude.
Thomas Adams Jr
Existem duas teorias que explicam a origem do chiclete. A primeira afirma que os índios da Guatemala passaram a mascar o látex que saía da árvore. No entanto, a hipótese mais provável que explica a origem do confeito é a de que foi o inventor nova-iorquino Thomas Adams Jr. que começou a fabricar borrachas mastigáveis.
Significado de chiclete: Significa uma "pessoa grudenta".
A fabricação do chiclete começa com a produção de sua matéria-prima: a goma base. Ela tem ingredientes como borracha sintética e parafina (ambas derivadas do petróleo), substâncias emulsificantes (óleos vegetais que dão liga à mistura) e antioxidantes (conservantes químicos que prolongam a duração do produto).
Em seguida, essa mistura passa por uma máquina que dá forma ao chiclete, preparando tiras imensas. No caso dos chicletes recheados, o processo é feito ao mesmo tempo. Depois, ele é cortado e, então, embalado para ser distribuído.
Antigamente, o chiclete era produzido do látex de uma árvore, mas atualmente ele é feito de uma borracha sintética chamada poli-isobutileno, possui a mesma base de um plástico usado em câmeras de ar. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.
O açúcar usado para fazer chiclete é diferente dos tipos encontrados no mercado. Isso porque ele precisa passar por um processo para deixá-lo extremamente fininho, parecendo um talco. Afinal, ninguém ia querer mascar um chiclete com aquelas pedrinhas de açúcar, não é mesmo?
Como se forma a casca da ferida?
Como surgiram as brincadeiras e jogos?
O que causa a microbiota intestinal?
Quando é comemorado o Dia Nacional da Matemática e quando foi instituído?
Em que situação os verbos impessoais podem ficar no plural?
Quando foi gravado Liga da Justiça Snyder Cut?
Onde são produzidos os hormônios proteicos?
Como foi desenvolvida a primeira pilha?
Como são transportados os anterozoides das plantas masculinas para as femininas nas briófitas?
Em qual plataforma foi gravado Ilha de Ferro?
Como os Organismos Geneticamente Modificados são vulgarmente chamados?
Qual é a influência da ZCIT nas regiões do Brasil?
Como vivem os venezuelanos refugiados no Brasil?
Como são formados os granulomas?
Como fazer Fechamento de caixa do mês?