Um verbo impessoal, quando utilizado em sentido figurado, perde a sua impessoalidade, sendo conjugado no singular e no plural, nas diversas pessoas do discurso. Isso acontece muitas vezes com os verbos que indicam fenômenos da natureza e atmosféricos.
Concordância com verbos impessoais Com verbos impessoais o verbo deverá ser conjugado sempre na 3. ª pessoa do singular, visto não possuírem sujeito.
Os verbos impessoais estarão sempre na 3ª pessoa do singular:
Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito. Há alguns muito usados, como o verbo “haver” no sentido de “existir”, como o próprio “há” no início dessa oração. ... Os verbos impessoais ficam sempre na 3ª pessoa do SINGULAR.
Como sinônimo dos verbos “ocorrer” e “existir”, portanto, o verbo “haver” permanece invariável. Não se pode, no entanto, afirmar que o verbo “haver” nunca vai para o plural. Ele pode, por exemplo, desempenhar a função de verbo auxiliar (que indica pessoa, tempo e modo verbal; sinônimo de “ter” nos tempos compostos).
Concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), concordando com o sujeito gramatical.
Na concordância verbal, o verbo adapta-se ao número e à pessoa do sujeito, isto é, a conjugação do verbo varia de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa do sujeito (primeira, segunda ou terceira pessoa).
Verbos impessoais
Com o simples fato de que alguns verbos, os chamados verbos impessoais, não fazem referência a nenhuma pessoa do discurso. Pelo contrário, os verbos pessoais são aqueles que o fazem. Neste artigo, trataremos justamente dos verbos pessoais, ou seja, daqueles que podem ser conjugados em todas as pessoas gramaticais.
Verbos Unipessoais - A maior parte deles indica vozes ou ações dos animais (galopar, ladrar, miar). Importa referir que o que alguns gramáticos consideram pronúncia desagradável, pode não ser considerado por outros. Deste modo, os verbos acima podem ser encontrados com conjugação diferente da que é apresentada acima.
Verbos Pessoais: têm sujeito, mas não são conjugados em todas as formas (carpir, delinquir, extorquir). Verbos Impessoais: não têm sujeito. A maior parte deles indica fenômenos naturais (gear, relampejar, trovejar). Verbos Unipessoais - A maior parte deles indica vozes ou ações dos animais (galopar, ladrar, miar).
Verbos Impessoais: não têm sujeito. A maior parte deles indica fenômenos naturais (gear, relampejar, trovejar). Verbos Unipessoais - A maior parte deles indica vozes ou ações dos animais (galopar, ladrar, miar). Importa referir que o que alguns gramáticos consideram pronúncia desagradável, pode não ser considerado por outros.
Como se livrar da inveja e mau-olhado?
Como bloquear a tela para não sair do vídeo?
Qual o prazo máximo de uma nota promissória?
Como parar de ter pensamentos depressivos?
Como ver o novo filme do Scooby-doo?
Como fazer o cálculo do adicional por tempo de serviço?
O que quer dizer a expressão OPA?
Como saber se sou viciado em jogos online?
Quais as regras para se enquadrar na agricultura familiar?