Segundo o ministro da Cidadania, João Roma, “cerca de 260 mil refugiados imigrantes venezuelanos vivem no Brasil. ... Um total de 88% dos venezuelanos interiorizados viajou em grupos familiares, enquanto outros 12% viajaram sozinhos”, complementa a Acnur.
A ONU calculou que, em 2020, 7 milhões de venezuelanos — 25% da população precisavam de assistência humanitária, enquanto surpreendentes 96% dos venezuelanos viviam na pobreza, de acordo com a Encovi. Diariamente, água e eletricidade estão cada vez mais indisponíveis, de acordo com o relatório.
Os venezuelanos são os cidadãos da República Bolivariana da Venezuela, país localizado na parte norte da América do Sul (país de tamanho semelhante à região sudeste do brasil, 916.4.511,3 km²), tendo como capital a cidade de Caracas.
A cultura venezuelana trata-se de uma cultura de três civilizações: africanos, indígenas e espanhóis. A cultura, de um modo geral, assemelha-se à cultura da América Latina. A gastronomia provém das tribos indígenas e dos espanhóis, a música e as artes pictóricas dos africanos e a língua dos espanhóis.
A maioria dos refugiados e migrantes da Venezuela chegando em países vizinhos são famílias com crianças, mulheres grávidas, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
Os principais ramos que empregam essas pessoas são: comércio (37%), serviço de alimentação (21%) e construção civil (13%). Do total, 52% trabalham mais de 40 horas por semana.
Como outros países da região, a maioria dos venezuelanos é o resultado de uma mistura de grupos étnicos, principalmente europeus, ameríndios e africanos .
A saída dos venezuelanos foi migrar para outros países em busca de condições mínimas para sobreviver. O Instituto de Migrações e Direitos Humanos define migrante como “toda pessoa que se transfere do seu lugar habitual, residência ou local de nascimento para outro local, região ou país.”
Os venezuelanos adentram o território brasileiro pelo estado de Roraima, mais especificamente pela cidade de Pacaraima, que faz fronteira terrestre com a Venezuela. Pacaraima, cidade roraimense que faz fronteira com a Venezuela, tem recebido intenso fluxo migratório.*
O Orinoco é o principal rio do território venezuelano. O principal rio do país responsável pela drenagem do sistema hidrográfico é o rio Orinoco. Este tem sua nascente em Parima, próximo à fronteira com o Brasil. Possui inúmeros afluentes, como os rios Caroní, Cassiquiare e Apure.
Quais são os meios de defesa no processo civil?
Qual a série do fundamental 1?
Como é porque ocorrem os eventos de diferenciação celular?
Como se dá a alimentação respiração e excreção das esponjas?
Como funciona aposentadoria compulsória?
Como é feita a dispersão dos frutos e sementes?
O que é crise de valores morais?
Como acontece a descarga elétrica na atmosfera?
Quando ocorre a dissolução da sociedade limitada?
O que fazer depois do diagnóstico de Autismo?
Como é o processo de abstração no conhecimento?
Como se dá o processo de envelhecimento?
Como é o processo de gravidez?