Os hormônios proteicos são produzidos e ficam armazenados nas glândulas até que haja necessidade de sua liberação na corrente sanguínea e são transportados dissolvidos no plasma até o tecido alvo. Já os esteroides (lipofílicos) são sintetizados e liberados em seguida – não são armazenados.
Quando caem na circulação sanguínea, os hormônios são transportados por proteínas chamadas “carreadoras”. A fração livre do hormônio liga-se a seu receptor na célula alvo para produzir seus efeitos ou serem destruídos. A fração ligada não tem efeito biológico, ou seja, não produz nenhum efeito no organismo.
Exemplos de hormônios peptídicos: ACTH, insulina, hormônio do cres- cimento e glucagon.
A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo).
Os hormônios esteróides e os tireoidianos são transportadas pelo sangue mediante proteínas específicas. Exemplo dessas proteínas transportadoras são a globulina transportadora de tiroxina (TBG), a globulina transportadora de corticoides (CBG) ou transcortina, e a a globulina transportadora de hormônios sexuais (SHBG).
O Sistema Endócrino é formado pelas glândulas endócrinas, órgãos que funcionam como produtores de hormônios e os liberam na corrente sanguínea. Os hormônios são transportados pelo sangue para outras regiões do organismo, nas quais atuam controlando o funcionamento dos órgãos.
Hormônios peptídeos e hormônios proteicos são hormônios cujas moléculas são peptídeos ou proteínas, respectivamente. Estes últimos têm cadeias de aminoácidos mais compridas do que os primeiros. Esses hormônios têm um efeito sobre o sistema endócrino de animais, incluindo os seres humanos.
Os hormônios proteicos são produzidos e ficam armazenados nas glândulas até que haja necessidade de sua liberação na corrente sanguínea e são transportados dissolvidos no plasma até o tecido alvo. Já os esteroides (lipofílicos) são sintetizados e liberados em seguida – não são armazenados.
Como todos os peptídeos e proteínas, hormônios peptídeos e hormônios proteicos são sintetizados em células de aminoácidos de acordo com o mRNA transcrito, que são sintetizados a partir de modelos de DNA dentro do núcleo da célula.
Existem algumas diferenças básicas entre os hormônios esteroides e proteicos. Os hormônios proteicos são produzidos e ficam armazenados nas glândulas até que haja necessidade de sua liberação na corrente sanguínea e são transportados dissolvidos no plasma até o tecido alvo.
Os hormônios são produzidos pelo próprio organismo, em glândulas ou tecidos especializados, e são derivados de proteínas, lipídios, glicídios, etc. eles ...
Quantos livros posso baixar no Kindle Unlimited?
Como tirar boas fotos de plantas?
Qual a melhor forma de organizar os E-mails?
Como juntar várias fotos em uma só grátis?
Como mudar Folha de lugar no Word?
Como saber se um texto é coerente ou incoerente?
Como saber se agência de intercâmbio é confiável?
O que é a licença Creative Commons do YouTube?
O que é vídeo Creative Commons?
O que é tipologia textual descritiva?
É possível saber se o óvulo foi fecundado?
Como guardar dinheiro ganhando um salário mínimo?
Como uma população pode se relacionar entre si?
Como saber se um triângulo e equilátero?
Como saber se minha melhor amiga está apaixonada por mim?
O que é um questionário validado?
Como saber se uma empresa paga dividendos?