O BSC deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os às ações que precisam ser tomadas em relação às demais perspectivas, para que o desempenho econômico seja alcançado no longo prazo.
Na prática, os autores do BSC estabeleceram um sistema que mede o desempenho sob quatro perspectivas, as quais devem estar, no máximo possível, equilibradas: 1) financeira; 2) cliente; 3) processos internos; 4) aprendizado e crescimento.
O Balanced Scoredcard (BSC) é um modelo de gestão estratégica com o objetivo de mensurar o desempenho e o progresso de uma empresa. É uma ferramenta de gestão muito utilizada para metas a longo prazo que se baseia em quatro perspectivas: financeira, mercado, processos internos e aprendizado.
Em um projeto BSC, deve ser elaborado um Mapa Estratégico, que descreva de forma clara a estratégia através de objetivos vinculados entre si e distribuídos nas 4 dimensões. Cada objetivo terá de 1 a 2 indicadores associados, com metas e planos de ação a ele vinculados.
O BSC traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados de acordo com 4 perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, que representam as principais variáveis da organização que em equilíbrio, vão proporcionar aos gestores condições de planejar e ...
O BSC é baseado em 4 componentes estratégicos (objetivos, metas, indicadores, iniciativas) e 4 perspectivas (financeira, dos clientes, processos internos, aprendizado e crescimento). Entenda o que elas representam.
Resumo: O Balanced Scorecard (BSC) é uma importante ferramenta da gestão estratégica, pois busca traduzir fundamentos do planejamento estratégico em indicadores que possam ser monitorados e controlados.
Os objetivos das perspectivas do BSC são usadas, posteriormente, para definir indicadores, para medir se a empresa está alcançando seus objetivos; metas, que são o nível desejável que os indicadores devem atingir e projetos estratégicos, que são as ações e iniciativa que vão levar ao atingimento das metas e objetivos.
Existem outras formas de fazer planejamento estratégico e definir metas e objetivos. Algumas das mais conhecidas são o Balanced Scorecard, o OKR e o Canvas Model.
Os conceitos de metas, indicadores e objetivos são comumente confundidos por colaboradores e gerentes, prejudicando a eficácia das estratégias traçadas. A diferença entre eles é bem simples e, entendendo de maneira correta essa distinção, você conseguirá visualizar suas estratégias com um olhar muito mais amplo e assertivo.
Para definir os objetivos estratégicos da sua empresa, é preciso tomar alguns cuidados. Separamos um passo a passo que irá ajudá-lo a encontrar os objetivos ideais para a organização. Antes de começar a pensar no seu objetivo estratégico, é fundamental saber qual é a missão, a visão e os valores do seu negócio.
O que é considerado Má-fé processual?
Qual volume de água oxigenada para ver sangue nas fezes?
Quem é mais pesado ouro ou chumbo?
Quais são os problemas éticos que podem surgir na pesquisa com seres humanos?
O que é panela de pressão turbo?
Qual o significado da guirlanda de Natal para os católicos?
Quais são as principais consequências ao meio ambiente e aos seres vivos?
Quando a questão ambiental passou a ser um problema para a sociologia?
Quem tem HPV fica com a imunidade baixa?
Quanto tempo dura uma resina no dente?
Como saber se o sal e ácido ou básico?
Qual corte para o cabelo crescer?