Napo, Javari, Jandaiatuba, Iça, Jutaí, Juruá, Japurá, Tefé, Coari, Piorini, Purus, Negro, Madeira, Manacapuru, Uatumã, Nhamundá, Trombetas, Tapajós, Curuá, Maicuru, Uruará, Paru, Xingu e Jari. O rio Amazonas, localizado na América do Sul, é o maior rio do mundo tanto em extensão territorial quanto em volume de água.
Nas proximidades de Manaus um litro de água do Rio Solimões-Amazonas contém cerca de 0,1 grama de sedimento. A interferência desse sedimento alcalino reflete em um pH próximo a neutralidade (pH 6,5 a 7) e quantidades relativamente altas de sais minerais em solução (Ca ++ 60-70 µS. cm-1/20 °C).
Em média, o rio tem 15 quilômetros de largura – na foz, atinge 300 quilômetros.
A nascente do rio Amazonas está localizada no lago Lauri, nos Andes do Peru. ... O rio nasce com o nome de Vilcanota e recebe depois as denominações de Uicaiali, Urubamba e Marañón. Quando entra no Brasil, torna-se Solimões, até o encontro com o rio Negro, próximo de Manaus. Desse ponto até a foz recebe o nome de Amazonas.
O rio principal da bacia, o Amazonas, é o maior do mundo, ele nasce na cordilheira dos Andes (Peru) e quando entra no Brasil é intitulado de Solimões. A confluência do Solimões com o rio Negro constitui o Amazonas.
Explicação: Se medirmos o PH (potencial de hidrogênio) de um limão, o grau de acidez é de aproximadamente 2,2. O mesmo teste, feito nas águas do rio Negro, em horário de muito sol, registrou em torno de 4,2. ... Conclusão: a acidez de um limão é apenas duas vezes maior que a do rio Negro.
Os principais rios navegáveis da região amazônica são o Solimões/Amazonas, o Negro, o Branco, o Madeira, o Purus e o Juruá, e a navegação hidroviária é o único meio de acesso a quase totalidade dos municípios da região.
O volume de água que despeja no mar é de 200 mil metros cúbicos por segundo e o seu trecho de maior largura possui 50 km.
2 km O Rio Solimões, na confluência, apresenta largura de 2 km e profundidade de 35 m.O ângulo do encontro dos rios é definido pela neotectônica.
Na Amazônia, existem, ao menos, 13 grandes rios que compõem a bacia hidrográfica, entre eles: o rio Tapajós, o Purus, o Madeira, o Içá, o Negro, o Solimões, o Trombetas, o Xingu, dentre outros. Apesar de cada um deles ter suas particularidades e potencialidades, três colorações predominam nas águas dos rios da Amazônia.
Os rios podem ser classificados de várias formas, pelo tamanho em extensão territorial, pela vazão (quantidade água no curso do rio), ou mesmo pelo tipo de regime hídrico que os alimenta.
Ela também está presente nos territórios da Bolívia, Peru, Venezuela e Colômbia. A Bacia Amazônica começa no território peruano como o rio Vilcanota. Este rio, ao entrar em território brasileiro, ganha o nome de Solimões. Ao encontrar-se com o rio Negro, recebe o nome de Amazonas.
Desse modo, assim como ocorre em qualquer outra tipologia, a definição dos tipos de rios depende do critério utilizado para classificá-los. Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem.
Como responder intimação malha fiscal?
O que é o que é é feito de vidro e mostra tudo que vê?
Qual é a importância de uma procuração?
Como saber se a pedra de jade e original?
Qual é o peixe mais consumido no mundo?
Quando o feto morre na barriga Quais os sintomas?
Como zerar todas as conversas do WhatsApp?
O que fazer para desinchar o pé depois de tirar o gesso?
Como é feita a cirurgia para levantar a bexiga?
O que são organismos transgênicos e qual sua importância?
Que tipo de esporte e o tênis?
Quais bactéria causa dor de garganta?
Como substituir espaço por vírgula no Word?
Quais as alterações bucais mais frequentes em pacientes com Síndrome de Sjögren?