As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas.
Tecido epitelial glandular
Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que se bifurcam e fundem-se aleatoriamente. Já no tipo vesicular, as células formam vesículas preenchidas por secreção.
As secreções podem ser classificadas segundo o tecido epitelial que as produzem: mucosas, serosas e mistas. As mucosas são espessas e ricas em muco (fluidos de alta viscosidade compostos basicamente de glicoproteínas), por exemplo, glândulas salivares.
As glândulas mamárias, classificadas como exócrinas (secretoras),estão presentes em ambos os sexos de todos os mamíferos. No entanto, a produção de leite ocorre geralmente nas fêmeas.
Além da classificação com base na forma, podemos classificar as glândulas exócrinas de acordo com a forma como a célula elimina a secreção, isto é, em merócrinas, apócrinas e holócrinas. As glândulas merócrinas eliminam sua secreção de maneira que não ocorre nenhuma perda citoplasmática.
As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas. Nas glândulas merócrinas, como o pâncreas e a glândula sudorípara, a secreção é liberada por exocitose, sem perda de outro material celular.
As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. As glândulas podem ser unicelulares ...
As glândulas exócrinas podem ser ainda classificadas quanto à forma como a secreção sai da célula em: merócrina, apócrina e holócrina. Nas glândulas merócrinas, a secreção é liberada ...
As substâncias produzidas são lançadas para uma superfície livre fora do corpo ou no interior da cavidade dos órgãos. Como exemplo desse tipo de glândula, podemos citar as sudoríparas e as salivares, que lançam sua secreção na pele e na cavidade bucal, respectivamente.
Entende-se por secreção a produção e a liberação pelas células de um fluido contendo substâncias como muco, enzimas ou um hormônio. As células secretoras de uma glândula são conhecidas com parênquima, enquanto que o tecido conjuntivo no interior da glândula e que sustenta as células secretoras é denominado de estroma.
Como saber o tamanho da tela do meu tablet?
Como identificar a viscosidade do óleo?
O que é sinistro de terceiros?
Quantos pontos para resgatar celular Claro?
Qual o sistema circulatório dos mamíferos?
Como funciona o plano funeral?
Como funciona o aparelho cardiorrespiratório durante uma atividade física?
O que é o serviço de inteligência da Polícia Militar?
Como funciona o Anti furto de carro?
Em que momento pode ser quebrado o sigilo médico?
Para que serve o sensor de movimento?
Como é o sistema respiratório e circulatório dos répteis?
Quanto custa um show da Hatsune Miku?