Chuvas convectivas São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre.
De acordo com o relevo e o clima das regiões que ocorrem as precipitações, as chuvas são classificadas em três tipos:
→ Chuva frontal Quando a massa de ar fria avança por uma massa de ar quente, há o que chamamos de frente fria ou chuva de frente fria. Quando a massa de ar quente avança por uma massa de ar fria, há ocorrência da frente quente, ou chuva de frente quente.
1) Chuvas frontais: também chamadas de ciclônicas, são aquelas causadas pelo choque ou encontro direto entre duas massas de ar, sendo uma delas fria e seca e a outra quente e úmida. Sabemos que o ar frio é mais denso e tende a descer, enquanto o ar quente é menos denso e tende a subir.
Quando uma massa de ar quente prevalece e faz com que uma massa de ar frio recue, formam-se as frentes quentes, que geralmente possuem elevadas temperaturas e bastante umidade.
As chuvas convectivas também ocorrem na estação chuvosa, dos climas tropicais. No Brasil as regiões do centro-oeste e sudeste estão sujeitas a esse fenômeno. É aquela chuva rápida e intensa que ocorre no final da tarde em muitas cidades brasileiras.
Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
Chamamos de precipitação quando qualquer líquido ou água congelada se forma na atmosfera e cai de volta na Terra. A precipitação ocorre de várias formas, como chuva, granizo e neve. Em conjunto com a evaporação e condensação, a precipitação é uma das três partes principais do ciclo da água no planeta.
Quando a massa de ar frio é que provoca o recuo de uma massa de ar quente, formam-se então as frentes frias, provocando rápidas quedas de temperatura, com chuvas e trovoadas que podem ser bem rápidas, dependendo da velocidade com que a frente fria se desloca.
istock.com / Nastco Os tipos de chuvas mais comuns são as orográficas, ciclônicas, convectivas e ácidas.
Mas quando se movem, provocam alteração no tempo, havendo choques entre massas de ar quente e frio: enquanto uma avança, a outra recua. O encontro entre duas massas de ar de temperaturas diferentes dá origem a uma frente, ou seja, a uma área de transição entre duas massas de ar.
São caracterizadas por serem contínuas, apresentarem intensidade baixa a moderadae abrangem grande área. Abaixo seguem as maneiras com que as frentes quentes e frentes frias se distribuem, originando a precipitação (chuva). São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam.
O movimento sempre acontece das zonas de alta para as zonas de baixa pressão e determinam, assim, a dinâmica geral da circulação atmosférica e as formações dos diferentes tipos climáticos. As regiões de origem das massas de ar determinam suas características de pressão, temperatura e umidade.
As massas de ar podem ser quentes ou frias. As quente, em geral, deslocam-se de regiões tropicais, e as frias se originam nas regiões polares. As massas de ar podem ficar estacionadas, em determinado local, por dias e até semanas.
Como colocar o Google em modo noturno?
Como foi a eliminação de Taís?
Como gravar o som interno de um Android?
Como habilitar tecla Fn Lenovo?
Como surgiu o Teixeira de Freitas?
Como baixar o aplicativo do Banrisul no celular?
Qual é o significado de Anúbis?
Como funciona o refinanciamento de empréstimo?
Como habilitar maquininha SuperGet?
Como funciona o reator da lâmpada fluorescente?
O que eram as bandeiras história?
Como é feito o papel de algodão?
Como cadastrar CNPJ no SINTEGRA?
O que é um refinanciamento de empréstimo?
Como ocorreu a Contrarreforma?