Atualmente, as rodas de bicicleta já são feitas de alumínio, kevlar ou fibra de carbono. É o homem reinventando a invenção. Após a descoberta da roda pelos sumérios, a notícia se espalhou.
No início a roda era feita de uma peça de madeira inteiriça, compacta e pesada. Para que ela se tronasse veloz e de mais fácil manejo, fizeram-se inúmeras aberturas, originando-se, pouco a pouco, a roda com raios. Estes eram em número de quatro, mas com o passar do tempo foram aumentando.
A roda é talvez uma das invenções principais na trajetória de desenvolvimento tecnológico do ser humano. Com ela, os povos primitivos tornaram o transporte mais rápido e fácil, além de contribuir para transformar as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores.
Ninguém sabe ao certo quem inventou a roda, mas os registros mais antigos foram encontrados por volta de 3500 AC, lá na Mesopotâmia (onde fica hoje a Turquia). As primeiras rodas eram de madeira resistente, depois vieram os aros e mais tarde, a roda passou a fazer parte também das máquinas industriais.
Isso resulta em acelerações e frenagens mais eficientes, além de melhor dirigibilidade e menor nível de ruídos. Nos projetos dos novos veículos, as rodas têm importância fundamental – são valorizadas pelas montadoras e pelos donos dos carros.
As primeiras rodas eram feitas com três placas de madeira, cortadas em formato redondo, e ligadas por ripas ou eram maciças de pedra, e, consequentemente, muito pesadas.
A primeira representação de uma roda já encontrada pelos arqueólogos data de 3500 a.C. – ou seja, há 5 500 anos – e foi feita numa placa de argila achada nas ruínas da cidade-Estado de Ur, onde hoje fica o Iraque.
Provavelmente, a roda surgiu, ainda sob a forma de rolete, quando o homem primitivo teve de deslocar grandes cargas por longas distâncias e não podia contar apenas com sua força. É difícil imaginar o mundo sem rodas. Muitas coisas que conhecemos deixariam simplesmente de existir e não teríamos atingido o atual progresso tecnológico.
Apesar de invento básico e elementar, a roda ainda encontra importância fundamental em meio à nossa sociedade, em especial nos modernos automóveis. Os primeiros modelos traziam rodas de aros de madeira, como o das carroças. Logo são adotadas rodas com raios de arame e as chamadas "rodas de artilharia", fabricadas em uma única peça de ferro fundido.
Segundo algumas hipóteses, a roda foi inventada na Ásia, há 6000 anos, na Mesopotânia talvez. Foi uma invenção de importância extraordinária, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque a roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um ...
Foi uma invenção de importância extraordinária, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque a roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano. Como nasceu a ideia de se construir a roda?
Quais são os elementos pós-textuais?
Qual a importância da atuação do profissional de educação física?
Como fica o muco no dia da ovulação?
Qual tipo de bota combina com tudo?
O que é direito a quinta emenda?
Como saber se a estrela está se aproximando?
Quem tem triglicérides alto pode comer abacate?
Como a robótica fortalece o espírito de equipe?
Quando descobrem que Jackson e O Kanima?
Qual meia usar com terno bege?
Como ligar para o eSocial de celular?
Qual a importância do consumo responsável?
O que é responsabilidade civil Danos Morais?
Como calcular o ganho real do salário?
Quem representa o Brasil no karatê?