As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente. As lesões podem ser abundantes, sofrendo fusão, de forma a criar grandes manchas avermelhadas.
A fotofobia, sensibilidade extrema à luz, também pode dar as caras, assim como vermelhidão e incômodo nos olhos, o que se assemelha a uma conjuntivite. As manchas só aparecem dias depois e começam geralmente na região posterior da cabeça, para em seguida descerem ao resto do corpo.
As manchas são um pouco elevadas, não coçam e aparecem primeiramente na face, migrando depois para a periferia do corpo, como braços e pernas. É uma doença que deixa a pessoa de cama", afirma. Ele explica que o sarampo tem um longo período de incubação, se manifestando de uma a duas semanas depois de contraído.
O tempo de duração do sarampo é de aproximadamente 8 a 14 dias, mas na maioria dos indivíduos dura 10 dias.
O sarampo pode ter complicações benignas como otite média aguda, laringotraqueobronquite ou diarreia (mais comum em crianças). Existem casos mais severos da doença, em que os sintomas levam a complicações graves, tais como, pneumonia ou encefalite (inflamação do cérebro).
O tratamento para o sarampo no bebê é feito com a ingestão de analgésicos e antitérmicos como Dipirona, para diminuir os sintomas da doença. A Organização Mundial de Saúde indica ainda a suplementação de vitamina A para todas as crianças diagnosticadas com sarampo.
Embora seja muito raro, o bebê entre os 6 meses e 1 ano de idade pode ser contaminado com sarampo, apresentando várias pequenas manchas por todo o corpo, febre acima de 39ºC e irritabilidade fácil.
A melhor forma de confirmar o diagnóstico de sarampo é consultar um pediatra, para fazer avaliação dos sintomas e do histórico clínico da criança, no entanto, caso exista suspeita de que as manchas possam estar sendo causadas por outra doença, o médico também pode pedir um exame de sangue, por exemplo.
O sarampo é causado por um vírus chamado Morbili Vírus. É uma doença infecciosa, viral e muito comum na infância. Sua transmissão se dá por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse de pessoas infectadas.
Quem é bacharel em Filosofia pode ser o quê?
Quantas calorias tem 4 pedaços de pizza?
Quais os principais fabricantes de firewall no mercado atual?
Qual a importância dos imigrantes na economia e sociedade americana?
Tem como uma pessoa virar ambidestro?
Pode comer carne no domingo da Quaresma?
Pode comer lentilha na virada do ano?
Porque os piscianos são tão especiais?
O que fazer para criança se adaptar na creche?
Qual é a desvantagens do plástico?
Quais os tipos de regime jurídico?