Na China, a jornada de trabalho mais comum é chamada de 996. ... No país, como no Brasil, a jornada de trabalho oficial é de 44 horas. Mas jornadas longas e cansativas sempre foram a regra nas fábricas chinesas. Foi assim que o país se tornou praticamente o parque industrial do mundo.
A legislação chinesa prevê 40 horas semanais de trabalho. Se passar disso, o funcionário deve receber uma compensação, e em nenhum caso o número de horas extras pode ser superior a 36 por mês.
Os sindicatos da China são organizados em grandes bases industriais. Estão abertos para qualquer trabalhador que tem o seu salário como principal fonte de renda, uma exigência que exclui a maior parte dos trabalhadores agrícolas.
Em 89% das fábricas asiáticas visitadas no último ano, os funcionários chegavam a trabalhar 60 horas por semana (60 horas!!) e 26% não pagavam o salário mínimo. Em 18% foram encontradas funcionários com idade inferior a mínima prevista pela lei.
No Brasil a situação não é diferente, o país entra em 2021 com uma taxa de desemprego de 14,2%, quase 14 milhões de desocupados, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). ... Cerca de 34 milhões de trabalhadores, quase 40% da população economicamente ativa do Brasil, está no setor informal.
A ACFTU é a maior entidade sindical do mundo, com 302 milhões de trabalhadores e 1,7 milhão de sindicatos filiados. A entidade ocupa a vice-presidência na Assembleia Popular chinesa (espécie de Congresso Nacional), com trânsito e forte influência junto ao governo do presidente Xi Jinping.
As condições de trabalho são péssimas, insalubres. Estrangeiros podem viajar pela China, mas os chineses tem de ter autorização para viajar dentro da China. Várias vezes o ônibus foi parado e os chineses que não tinham autorização, tiverem que descer do ônibus, presos. No Japão a semana de trabalho é de 52 horas. Na China não tem ...
As relações de trabalho são definidas via contrato, desde que respeitem as leis vigentes, oferecendo certa flexibilidade para os acertos, mas garantindo um mínimo de direitos. A jornada de trabalho de um trabalhador chinês, por exemplo, não pode passar de 8 horas diárias e 44 horas semanais, assim como ocorre no Brasil, baseado no texto da CLT.
As discussões sobre os direitos trabalhistas na china, carregam uma série de desinformações e falta de entendimento sobre a situação chinesa, e é necessário entender um pouco da situação do país para não fazer um julgamento pobre da questão.
"Os chineses trabalham mais horas, pois têm menos feriado e menos férias. E lá se baseia muito no contrato de trabalho. O contrato de trabalho pode ser com a empresa ou coletivo e é mais flexível e menos controlado. Cabe ressaltar que a China não é signatária de vários órgãos como OIT.
O que fazer com uma parede torta?
Como se joga o jogo perguntados?
Como funciona o processo de M&A?
Como é o funcionamento de um motor a gasolina?
Como identificar uma curva de aquecimento de uma mistura?
Como funciona o processo de execução de um programa Java?
O que significa faixa de transição resumo?
Como se liga um reator nuclear?
O que são eliminados das demonstrações contábeis consolidadas?
Como fazer um foguete de garrafa pet que funciona?
Quanto tempo demora um mandado de busca e apreensão?