No século XVI, Salvador limitava-se à área hoje compreendida entre o Pelourinho e a praça Castro Alves. ... A expansão da lavoura canavieira no recôncavo teve reflexos no desenvolvimento da cidade, que experimentou forte surto de crescimento até meados do século XVIII.
Assim, núcleo urbano primitivo da primeira capital brasileira é construído no cume de um monte, e a organização da cidade se dá em dois níveis — Cidade Alta, sede do poder civil e religioso, e Cidade Baixa, onde se desenvolviam as atividades marítimas e comerciais.
Nos anos 50, começaram a expansão horizontal e a segregação urbana em Salvador, transformando-o na área de maior expressão do processo de periferização sócio-espacial da cidade. A partir de então, as alterações foram impressionantes. Na década de 60, mudanças no sistema de transporte transformaram a cidade.
Ao longo da última década, muita coisa mudou. O G1 noticiou a inauguração do metrô de Salvador após 14 anos de obras e a despedida dos trens do subúrbio. Também chegaram na cidade, as empresas de transporte por aplicativo Uber (abril de 2016) e 99 POP (2017) e foram anunciadas as implementações do BRT e VLT.
No século XVIII, a capital do Brasil, Salvador, tornou-se a segunda maior cidade do Império, perdendo apenas para Lisboa. Além disso, era uma das cidades mais bem fortificadas do mundo. Ademais, Salvador teve papel fundamental no desenvolvimento da cultura na Bahia no século XVIII.
Salvador tornou-se uma cidade dividida em dois planos: a cidade baixa e a cidade alta, como Atenas, na Grécia, e Gênova, na Itália. A cidade foi sede da administração colonial do Brasil até 1763, quando a capital foi transferida para o Rio de Janeiro.
Em 29 de março de 1549, uma frota de colonos portugueses chegou, pela Ponta do Padrão, chefiada por Tomé de Sousa e comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada "do São Salvador".
E um 'spoiler': acredite, já foi registrada aqui em Salvador a temperatura de 9,5º C.
Salvador foi fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, grafia do português arcaico, [9] em homenagem a Jesus Cristo, o Salvador, conforme o cristianismo seguido pelos colonizadores católicos do Império Português. Era, antigamente, chamada de "Bahia" ou "cidade da Bahia".
Salvador situa-se nos hemisférios australe ocidental, no cruzamento do paralelo de 12 graus ao sulcom meridiano de 38 graus a oeste. Mais precisamente, suas coordenadas geográficassão os 12° 58' 16'' de latitude sul os 38° 30' 39'' de longitude oeste.
O Centro Histórico de Salvador, iconizado nos arredores do Largo do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985.
Centro econômico do estado, Salvador é também cidade portuária, centro administrativo e turístico. Em 2018, tinha o segundo maior produto interno bruto (PIB) dentre os municípios nordestinos. Ademais, é sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais, a exemplo da Organização Odebrecht, Braskem, Coelba, Suzano.
O que fazer quando um bezerro nasce fraco?
O que preciso para montar um provedor via rádio?
Como se fala a letra C em espanhol?
Como vender produtos do Magazine Luiza?
Como podemos nos expressar artisticamente?
O que fazer para se tornar uma empresária?
Como se tornar um vampiro The Sims 4?
O que quer dizer o nome Rihanna?
Como se tornar revendedor Polishop?
Quando extingue o cumprimento de sentença?
Tem como trocar os dentes de uma dentadura?
Por que a Coreia do Sul ganhou destaque com suas novelas?