Você nunca deve encher uma taça de vinho até a borda. A quantidade ideal é cerca de 1/3 do tamanho do bojo ou menos. Assim, o líquido terá bastante espaço para respirar e liberar o buquê. Também ficará mais fácil girar a taça para volatizar os aromas sem correr o risco de derramar o vinho.
Os tintos pedem taças maiores. A mais popular é a bordeaux, que tem bojo grande e borda estreita – essa vai bem com opções encorpadas, como cabernet sauvignon, tannat, syrah e merlot, pois o formato ajuda a manter seus aromas concentrados.
Taça ISO: Essa é a taça padrão que se adapta para todos os tipos de vinho, muito utilizada em restaurantes ou em eventos de degustação. Ela tem um tamanho menor do que as tradicionais taças de vinho tinto, porém com bojo maior e a boca mais fechada.
Todas as taças, de uma forma geral, possuem a tão famosa haste. Sendo assim, segurá-la é a forma correta de tomar vinho. A haste deve ser segurada sem encher o bojo da taça com diversas marcas de dedo, pois isso, além de feio, modificará o aquecimento do vinho, após o contato com a mão.
Ao servir a bebida, nunca encha demais a taça. O correto é completar cerca de 1/3 de sua capacidade para vinhos brancos, rosés e tintos e, 2/3 para vinhos espumantes.
A taça de vinho branco normalmente é menor do que a de vinho tinto, e esta é menor do que a taça de água.
Assim, da esquerda para a direita, a ordem é: taça para água, taça para vinho tinto e taça para vinho branco.
As taças mais comumente encontradas em estabelecimentos possuem capacidade entre 4ml. Nesses casos, o padrão de serviço é preencher 1/3 da taça para cada pessoa, o que resultaria em um total de 5 taças por garrafa.
Não é tão comum encontrar pessoas que tenham essa taça de vinho, específica para consumir os rosés. Por isso, se esse for o seu caso, opte sempre pelas taças de vinho branco para apreciar essa bebida.
Qual é a taça de vinho que devo usar? Quem adora saborear um bom vinho muito provavelmente já ficou em dúvida na hora de escolher a taça certa para consumir esse tipo de bebida. São tantas taças de formatos diferentes para degustar uma mesma bebida que é natural ficar perdido na hora de optar pela melhor.
A boca dessa taça deve ser estreita, de forma que a bebida chegue à língua no ponto certo de acidez e doçura. Esta taça também pode ser utilizada para vinho rosé. O vinho do Porto é mais forte e tem um sabor doce mais pronunciado do que os vinhos tintos em geral devido às características de sua fermentação incompleta.
Procure manter a taça parcialmente cheia. Como regra geral, ao beber vinho tinto deve-se manter cerca de um terço taça cheia ou pela metade se o vinho for branco. Da mesma forma, as taças de champanhe ou espumante deverão ficar cerca de três quartos cheias. Ao encher apenas uma parte da taça, é possível diminuir o risco de respingos acidentais.
Quando for necessário colocar uma taça de vinho na mesa de jantar, procure posicioná-la à direita do copo de água. Se não houver um copo de água, basta colocá-la no canto superior esquerdo do seu local, onde o copo de água normalmente ficaria. Procure beber sempre no mesmo local na borda da taça.
O que usar para matar percevejo?
Como ver minhas mensagens apagadas do WhatsApp?
Qual o tipo de coma mais grave?
Quem é a mãe da Zoe Miraculous?
O que é poluição química da água?
Qual a causa da histeria para Freud?
Como comentar uma linha no VI?
Qual a diferença entre o Oceano Atlântico e Pacífico?
Quantas gramas perder por semana?
O que diz o artigo 335 do CPC?
O que é um sommelier de perfume?
Quantos dias para acordar do coma induzido?
Quando a ansiedade é normal ou patológica?
Qual a importância do CAR cadastro ambiental rural?
Qual o mecanismo de ação do detergente?