Hematofobia, ou hemofobia, é o nome dado à patologia psicológica apresentada por pessoas que têm medo exagerado e irracional de ver sangue. O sintomas mais comuns são desmaio, enjoo, tontura, calafrio e falta de ar. Porém, esses sintomas podem variar de pessoa a pessoa dependendo do grau do transtorno.
Para tratar a hematofobia, a psicoterapia é a abordagem mais recomendada, assim como para outras fobias. Isso porque durante as sessões o terapeuta irá auxiliar o indivíduo a entender seus medos e encará-los aos poucos, de forma saudável.
Ao ver sangue, é comum ter a sensação de mal-estar, mas nada próximo a um desmaio. Quando isso acontece, significa que a pessoa passou do seu limite. Algum conflito foi ativado e ela não suportou a situação. Na psicanálise, isso é chamado de sintoma neurótico, como efeito de uma neurose.
A tripofobia é um medo, aversão ou nojo de buracos agrupados. As pessoas com tripofobia sentem um mal-estar, arrepios e calafrios quando olham para superfícies que têm pequenos orifícios reunidos ou superfícies simétricas agrupadas.
O ideal é procurar um psiquiatra e pedir a alguém para imprimir algumas fotos pra você levar e especificar o tipo de imagem que te causa fobia. O tratamento pode incluir o uso de antidepressivos, ansiolíticos e psicoterapia do tipo TCC – terapia cognitiva comportamental associada à terapia gradual de exposição.
Se o sangue não chega na quantidade suficiente no cérebro, a oxigenação diminui, o cérebro 'desliga' e a pessoa pode desmaiar. Uma das causas de desmaio é a síncope vasovagal. O nome é complicado e quem tem geralmente é aquela pessoa que desmaia na hora de doar sangue.
O tratamento da hematofobia baseia-se em terapias psicológicas, que giram em torno da dessensibilização gradual do paciente ao sangue, além de ensinar a eles técnicas de auto-ajuda para saberem lidar melhor com a enfermidade. Estas técnicas incluem relaxamento, controle da respiração e outros métodos eficazes de tratamento.
Hemofobia é o medo de sangue extremo, provoca uma reação fóbica do indivíduo que sofre com a visão de sangue (o seu próprio sangue ou não). Também é chamada de hemafobia e hematofobia . Muitas vezes, há confusão entre hemofobia e o medo de agulhas.
Muitos especialistas acreditam que a hematofobia esta associada com algum evento traumático que o indivíduo passou em algum momento de sua vida, onde teve uma experiência negativa com o sangue, como aqueles que sofreram uma lesão forte ou que tiveram doenças que causaram grande perda de sangue ( hemorragia ).
Hipocondria e nosofobia são ambas caracterizadas por um medo de ficar doente ou desenvolver doenças específicas, como câncer, diabetes. O medo de germes ou Misofobia também pode desencadear hemofobia pois o indivíduo tem medo de germes estarem o contaminando através do sangue de outra pessoa.
Para que serve o Magnesia bisurada?
O que fazer para tirar o Outlook de offline?
Como mudar o Idioma do corretor ortográfico Word?
Qual fio usar para ligar ventilador de teto?
Como funciona comprar na Shopee?
Como funciona a aplicação das gotas nasais?
O que é dispositivo streaming?
Quando o engenheiro da Caixa vai fazer vistoria?
Qual o máximo de amigos no Pokémon GO?
Como ocorre a transmissão da energia elétrica em longas distâncias?
Como remover sistema operacional de um HD?
Como é feita acupuntura para ansiedade?
Como tirar pontos e traços do CNPJ no Excel?
Como funciona a válvula de retenção da Tigre?