Um oxidante é um material que libera oxigênio rapidamente para sustentar a combustão dos materiais orgânicos. Outra definição semelhante afirma que o oxidante é um material que gera oxigênio à temperatura ambiente, ou quando levemente aquecido.
Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons. A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
Classe 5.1 As substâncias oxidantes - não são necessariamente combustíveis. No entanto, ao produzir oxigênio, eles podem causar ou contribuir para a combustão de outro material....Exemplos de substâncias oxidantes da classe 5.1:
Para determinar qual é o agente oxidante mais forte é necessário avaliar o valor do potencial de redução da substância. Quanto maior esse valor, mais fácil de ganhar elétrons e sofre redução, sendo um bom agente oxidante. Outro índice que auxilia na identificação, é o potencial de oxidação.
A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A redução, por outro lado, é o ganho de elétrons de uma espécie química, com a consequente diminuição do Nox.
Entre os oxidantes mais fortes, podem-se citar o flúor e o ozônio. O caráter oxidante e redutor de uma substância depende dos outros compostos que participam da reação, e da acidez e alcalinidade do meio em que ela ocorre. Tais condições variam com a concentração de elementos ácidos.
O oxigênio é considerado o mais comum dos agentes oxidantes. Como exemplo dessas reações orgânicas que envolvem a transferência de átomos, destaca-se a combustão, que consiste em uma reação produzida entre o oxigênio e algum outro material oxidável.
Um oxidante é um material que libera oxigênio rapidamente para sustentar a combustão dos materiais orgânicos. Outra definição semelhante afirma que o oxidante é um material que gera oxigênio à temperatura ambiente, ou quando levemente aquecido.
Este produto é um poderoso agente oxidante e, em altas concentrações, reage com a maioria dos metais, como Cu, Co, Mg, Fe, Pb entre outros, o que acarretará sua decomposição com perigo de incêndio/explosão. Outro aspecto a considerar é a grande reatividade dos oxidantes com compostos orgânicos.
Como bloquear o acesso a sites na rede?
Quem é a kunoichi mais bonita de Boruto?
Qual a importância da comunicação escrita nos dias de hoje no ambiente de trabalho?
O que é ser uma pessoa cética?
Qual a medida de BIANCO na massa?
Como deve ser feito um resumo acadêmico?
Qual tipo de cabelo é mais raro?
Como provar a posse de um bem?
Quantos estereoisômeros possuem a glicose?
Em que o comandante Sun Tzu é bom?
O que é desnaturação proteica e quais são as suas consequências?
O que aconteceu com a Domitila Becker?
Como chegar às praias em Angra dos Reis?
Porque ficar muito tempo sem comer da dor de cabeça?