Coloque um líquido dentro dos objetos e erga-o. Olhe através dele, o vidro é um pouco mais nebuloso do que o cristal, então, o que estiver dentro do item de cristal, poderá ser visto com mais clareza. Por fim, segure-os contra luz. Se nada acontecer, é porque ele é feito de vidro!
O vidro cristal, utilizado para a produção de taças, lustres e produtos mais refinados, é de sílica e óxido de chumbo, substância que dá mais brilho e deixa o produto mais pesado – e, neste caso, quanto mais alto o teor de chumbo presente, mais delicado é o cristal.
Brilho e transparência ajudam na análise visual do vinho, pois facilitam na hora de identificar a limpidez do líquido e também a cor. A porosidade funciona na hora de girar a taça: ao mesmo tempo em que permite melhor visibilidade das lágrimas do vinho, também ajuda a liberar os aromas mais facilmente.
O vidro é feito basicamente de areia, sódio, cálcio e alumínio. O cristal, por sua vez, é composto por areia e por metais como chumbo ou titânio, e quanto maior a presença desses metais, na composição, mais refinado e delicado será o cristal. O vidro é o material mais comum, em virtude de seu custo mais baixo.
Também conhecido como vidro de cal-soda ou soda-cal, o vidro comum é feito de areia (sílica), soda (óxido de sódio), cal (óxido de cálcio) e óxido de alumínio. Já na composição do vidro cristal entram apenas a sílica e o óxido do chumbo, substância que dá mais brilho e maior peso ao produto.
Ao contrário das taças de cristal, as de vidros são mais grossas, pesadas e possuem paredes muito lisas, impedindo a aderência do vinho. Por serem feitas com materiais mais simples, elas não proporcionam uma degustação às alturas da cristalina.
Entre os componentes de fabricação das taças de vidro estão apenas areia, sódio, cálcio e alumínio. A ausência de chumbo, diferentemente da de cristal, faz com que o produto final não seja tão brilhante e delicado.
A única maneira de diferenciar um cristal de um vidro com certeza é chamando um profissional. Mas os objetos feitos com esses materiais têm diferenças importantes que qualquer pessoa pode observar. Levante o item em questão e analise-o. Um objeto de cristal é mais pesado do que um de vidro do mesmo tamanho.
Segure um objeto de vidro perto de um de cristal e compare a espessura dos dois materiais. Em uma taça de cristal, por exemplo, veja se a borda é mais fina e tem menos textura. Teste a clareza do objeto. Coloque um líquido no objeto ou erga o item em questão e olhe através dele. O vidro comum é mais nebuloso do que o cristal.
Como fica o cabelo cacheado depois do relaxamento?
De quem é o filho do Rock Lee?
Como um deficiente usa o banheiro?
Como termina o Cadinho na novela?
Como é chamado um fragmento de DNA que codifica uma característica?
Como selecionar objetos da mesma cor no photoshop?
Como o Naruto chama o mestre Jiraya?
Para que serve a hashtag no Facebook?
Quais sentimentos devem fazer parte de uma verdadeira amizade?
Como usar a internet de forma produtiva?
Como copiar a mesma fórmula para todas as células da coluna?
Como utilizar a informática na educação infantil?
Quando recebo ligação no celular a internet cai?
Como conectar a conta do PS4 no PS3?