Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse complemento, apresentam um sentido incompleto. Os verbos transitivos diretos não necessitam de preposição para estabelecer regência verbal com o objeto direto.
Conforme o complemento verbal com o qual estabelecem transitividade, podem ser classificados em: verbos transitivos diretos; verbos transitivos indiretos; verbos transitivos diretos e indiretos.
Há verbos que necessitam de dois complementos para que a frase tenha sentido - são os verbos bitransitivos, isto é, são transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo. Dessa forma, eles precisam, para completar-lhes o sentido, de um objeto direto (OD) e um indireto (OI).
- Transitivo direto e indireto: aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição (objeto direto) e de um objeto com preposição (objeto indireto). Ex.: O jornal dedicou uma página ao episódio. - Intransitivo: é o verbo considerado de sentido completo, que não exige complemento que lhe integre o sentido.
Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. ... Dentro dessa classificação, há o objeto direto preposicionado, objeto direto + indireto, objeto indireto pleonástico e objeto direto pleonástico.
Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir. Enquanto a pergunta para os verbos transitivos diretos é “o quê”, para os verbos transitivos indiretos as perguntas podem ser: “para quê”, “de quê”, “para quem”, “em quê” etc. Preciso de um lápis novo.
2. Verbos Transitivos Indiretos (VTI) Maria foi convidada para uma festa e precisa de um vestido novo. À frente de sua casa existe a calçada onde ela apanha o verbo, a rua por onde ela “transita” com o verbo e na outra calçada, o comércio, onde existe o “objeto”.
Transitividade X Intransitividade verbal. Enquanto a transitividade do verbo indica a necessidade de completar o seu sentido com complementos, a intransitividade verbal indica que os verbos têm sentido completo. Assim, sozinhos, os verbos intransitivos conseguem transmitir a informação sobre o sujeito.
Eu explico melhor: existem alguns verbos que não possuem sentido completo, enquanto existem aqueles que são plenamente passíveis de entendimento sem qualquer complementação. A intransitividade acontece quando em um período usamos verbos que não necessitam de complementos para serem completamente entendidos. Veja exemplos deste tipo de verbo:
Como é feita a indução do parto com misoprostol?
Pode ter celular na Coreia do Norte?
O que é uma conta universitária no Banrisul?
Quais as características da internet discada?
Qual o efeito da insulina NovoRapid?
Como funciona a internet de cabo?
Como funciona o indicador Stoch?
Como explicar Game of Thrones?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar inconsciente?
Como saber se a Guia de FGTS foi paga?
Quanto tempo para a recuperação total da retirada do pterígio?
Quanto tempo dura a fissura pelo cigarro?
Pode haver corte de energia durante a pandemia?
O que é uma pessoa tetraplégica?
Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de menisco?