Seja p(x) um polinômio não-constante sobre um corpo F. Então p(x) é irreducível quando não existem p1(x), p2(x), ..., pn(x) em que cada pi(x) tem grau menor que p(x), e p(x) = p1(x).
Para encontrar o grau de um polinômio devemos somar os expoentes das letras que compõem cada termo. A maior soma será o grau do polinômio. O expoente do primeiro termo é 3 e do segundo termo é 1. Como o maior é 3, o grau do polinômio é 3.
Em matemática, o teorema fundamental da Álgebra afirma que qualquer polinômio p(z) com coeficientes complexos de uma variável e de grau �� ≥ 1 tem alguma raiz complexa.
O teorema fundamental da álgebra (TFA), provado por Gauss em 1799, afirma que toda equação polinomial da seguinte forma possui pelo menos uma raiz complexa. A raiz de uma equação polinomial é sua solução, ou seja, o valor da incógnita é que torna a igualdade verdadeira.
“O teorema fundamental da semelhança de triângulos afirma que toda reta paralela a um dos lados do triângulo que intercepta os outros dois lados determina um segundo triângulo semelhante ao primeiro.”
40 curiosidades que você vai gostar
Polinômios são expressões algébricas, desde aquelas que envolvem apenas números até as que apresentam letras, potências, coeficientes, entre outros elementos. Os polinômios são expressões matemáticas que formam as funções polinomiais.
Um polinômio nada mais é que a soma algébrica de monômios, ou seja, são mais monômios separados por adição ou subtração entre si. Exemplos: ax² + by + 3. 5c³d – 4ab + 3c²
CLASSIFICAÇÃO DOS POLINÔMIOS
monômio; binômio, quando há dois monômios; trinômio, quando há três monômios; para quatro ou mais monômios não existe um nome especial, chamamos apenas de polinômio.
Existem algumas regras sobre o que polinômios não podem conter: Polinômios não podem conter divisão por uma variável. Por exemplo, 2y2+7x/4 é um polinômio, porque 4 não é uma variável. No entanto, 2y2 + 7x / (1 + x) não é um polinômio, pois contém divisão por uma variável.
Monômios são expressões algébricas que possuem multiplicações entre números e incógnitas (letras que representam algum número desconhecido). Assim, uma expressão não é monômio quando apresenta pelo menos uma adição ou subtração ou ainda quando possui alguma divisão por incógnita.
Dessa maneira, não é considerada monômio qualquer expressão algébrica que possua uma adição, subtração ou incógnita no denominador. Expressões que possuem adição ou subtração são chamadas de polinômios e aquelas que possuem incógnita no denominador são conhecidas como frações algébricas.
Polinômios opostos
O polinômio procurado é o polinômio oposto de A, indicado por - A. Para escrever o polinômio oposto de um polinômio dado, basta trocar os sinais de todos os termos. Assim, o oposto de B= 7x⁴ - 4x + 5 é: -B = -7x⁴ + 4x - 5.
Os que possuem três termos, igualmente separados pelos sinais de positivo ou negativo, são denominados como polinômios trinômios.
Passo 1 - Determinar o grau do polinômio quociente Q (x); Passo 2 - Tomar o maior grau possível para o resto da divisão R (X) (Lembre-se: R (x) = 0 ou R < D); Passo 3 - Escrever os polinômios Q e R com coeficientes literais, de forma que P (x) = D (x) · Q (x) + R (x).
Os polinômios, ainda, podem ser usados na física para descrever a trajetória de um projétil, e os polinômios integrais (soma de diversos polinômios) podem ser usados para expressar conceitos como energia, inércia e diferença voltaica, por exemplo.
Por exemplo, 2x é um monômio, sendo que 2 é seu coeficiente e x é sua parte literal. 5ab2 é também um monômio, sendo que 5 é o coeficiente, e a parte literal é ab2. Outro caso corriqueiro de monômios é da forma xyz.
Propriedade do ângulo externo
Em um triângulo, cada ângulo externo vale a soma dos internos não adjacentes a ele. Vamos demonstrar fazendo os cálculos, sabemos que: A soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º: a + b + c = 180°
Dois triângulos serão semelhantes se, e somente se, eles tiverem dois lados respectivamente proporcionais e se os ângulos formados por esses lados forem congruentes.
Para identificar se dois triângulos são semelhantes, basta verificar alguns elementos. 1º Caso: Dois triângulos são semelhantes se dois ângulos de um são congruentes a dois do outro. Critério AA (Ângulo, Ângulo). 2º Caso: Dois triângulos são semelhantes se os três lados de um são proporcionais aos três lados do outro.
Equação polinomial do 1º grau
Definimos como equação polinomial do primeiro grau a que pode ser descrita por ax + b = 0, em que a e b são números reais. Ela recebe esse nome porque o polinômio possui grau 1, já que esse é o maior expoente de x nesse caso.
Equação polinomial do primeiro grau
Conhecendo a equação do tipo ax + b = 0, em que a e b são números reais, para resolvê-la, sempre buscaremos isolar a incógnita x, realizando as operações inversas nos dois lados da igualdade.
Raiz de um polinômioSe P(a) = 0, o número a é chamado de raiz ou zero de P(x).6 e -2 são raízes de P(x)Sabendo-se que –3 é raiz de P(x) = x³ + 4x² - ax + 1, calcule o valor de a.Como -3 é raiz de P(x) temos que:Seja P(x) um polinômio do 2º grau. ... Sabemos que um polinômio do 2º grau é da forma P(x) = ax² + bx + c.
É possível o controle judicial da decisão administrativa de desapropriação?
Qual o tamanho da mala de 10kg?
Qual é o país que o brasileiro não precisa de visto?
O que precisa para fazer um ensaio fotográfico?
É possível perder peso com natação?
O que quer dizer a expressão 007?
Qual é o Chevrolet Onix mais barato?
O que é bom para baixar triglicerídeos e colesterol?
Como os povos indígenas lutam por seus direitos?
Quais são as 6 etapas do ciclo motivacional?
O que é um serviço de qualidade em saúde?
Como ter os direitos autorais de um livro?
Quando o médico nega atestado?
Como identificar um melanoma na pele?
O que substitui um forro de PVC?