Então é isso. Sempre que você quiser saber se um HD é compatível com a sua placa-mãe, primeiro identifique o tipo de disco rígido que você tem em mãos. Em segundo lugar, utilize o HWiNFO para descobrir se a sua placa-mãe suporta tal barramento.
Teste o HD em outro computador ou procure um adaptador SATA para USB para checar se o sistema o detecta como se fosse um disco rígido externo. Caso o HD funcione como um dispositivo externo, talvez o problema esteja relacionado diretamente com a BIOS ou com a placa-mãe da máquina.
A diferença mais óbvia entre 3,5 vs 2,5 HDD é o tamanho do disco rígido. O HDD de 2,5 polegadas tem normalmente cerca de 3 polegadas de largura, enquanto o HDD de 3,5 polegadas tem cerca de 4 polegadas de diâmetro.
Como saber se a entrada do SATA 2 ou 3? Veja o modelo de sua placa mãe, entre no site do fabricante e olhe as especificações da placa. Para Notebooks, se ele tiver um processador Intel de segunda geração ou superior, a porta SATA do HD dele já vão ser SATA III.
Use o atalho Tecla do Windows + R e execute o comando diskmgmt. msc na tela recém-aberta. Depois, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade de disco que será analisada e vá em “Propriedades”. Acesse a aba “Ferramentas” e clique sobre o botão “Verificar”.
36 curiosidades que você vai gostar
Em média, a vida útil de um HD é de 6 anos, mas são poucos que chegam até esse período sem demonstrar nenhum problema. Diversos fatores influenciam na durabilidade do HD como temperatura, defeitos de fábrica e até mesmo o mau uso do dispositivo.
As especificações SATA II são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I. As especificações SATA III são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I e SATA II. No entanto, a velocidade máxima será mais lenta devido às limitações de velocidade das portas SATA.
Esses dois padrões de HDs e cabos, ATA e SATA, podem ser facilmente diferenciados visualmente. O padrão ATA possui conector de 40 pinos para energia e mais 5 cm de largura para os lados. O SATA, menor, possui conector de 4 pinos para energia.
Produtos destinados ao consumidor doméstico apresentam duas faixas de velocidade: 5.400 RPM (mais comum em HDs de 2,5 polegadas) e 7.200 RPM, normalmente usada em qualquer HD de 3,5 polegadas. Dê preferência para o HD que girar mais rápido, já que isso pode se traduzir em velocidades mais altas de leitura.
O SATA (Serial ATA) é o substituto do padrão IDE (Integrated Drive Electronics), que posteriormente foi renomeado para PATA (Parallel ATA). A novidade é o uso cabos menores, pois é necessário a utilização de apenas sete fios, enquanto no padrão anterior eram usado 40 fios.
Tipos de discos rígidosHDD. É o disco comum, utilizado na maioria dos computadores pessoais. ... SSD. Sigla do inglês solid-state drive, é um dispositivo sem partes mecânicas para armazenamento de informação. ... Discos Híbridos. Como uma forma de “unir o melhor dos dois mundos” foram criados discos hibridos. ... SCSI. ... SAS.
Verifique se o HD apresenta algum dano físico aparente, se sim, evite ao máximo manuseá-lo pois as chances de perda de dados são grandes. ... Se o HD não apresenta nenhum dano físico, teste-o em outro computador, se ele continuar não funcionando é porque realmente está danificado e seus dados podem estar em risco.
Existem diferentes versões SATA 1.0, 2.0, 3.0. Todos eles cumprem a função de estabelecer uma conexão física direta entre dois dispositivos sem interferência. A diferença entre as 3 versões está na velocidade de transmissão de dados.
Assim, é perfeitamente possível conectar um SSD SATA III em uma porta SATA II.
Como saber se meu HD e SATA 2 ou 3? Veja o modelo de sua placa mãe, entre no site do fabricante e olhe as especificações da placa. Para Notebooks, se ele tiver um processador Intel de segunda geração ou superior, a porta SATA do HD dele já vão ser SATA III.
Você deve sempre ler as informações do fabricante do computador / placa-mãe para confirmar quais comprimentos são suportados, mas muitas placas-mãe irão suportar 2260, 2280 e 22110. Muitas placas-mãe irão fornecer múltiplos parafusos de retenção para compensação, permitindo que um usuário prenda um SSD M.
CHECK DISK
Na barra de pesquisa do Windows busque por Prompt de Comando e execute como administrador. No CMD digite o comando "chkdsk" e pressione enter. O formato do disco será exibido e a partir daí os testes de integridade do disco começam.
Se ficar pouco tempo parado nao tem problema,nao pode ficar mais de 1 ano desligado pois acaba degradando a parte mecanica dele. Tambem tem o perigo da oxidaçao se nao for armazenado em local apropriado.
Comparado à outros sistemas de armazenamento o HD externo possui baixa durabilidade, tendo um período útil de vida de 7 a 8 anos.
SATA vs IDE
A grande diferença entre essa interface e a sua antecessora é que, no caso da IDE, os dados eram transferidos paralelamente, um ao lado do outro, enquanto no caso da SATA, a transferência ocorre um atrás do outro, como se fosse em uma fila.
O que usamos para medir um livro?
Como fazer medição de ambiente?
Como os povos indígenas preservam as suas culturas e seus territórios resumo?
Quando a Grécia foi conquistada pelos romanos?
Como calcular a profundidade de um objeto?
Qual a importância dos radiofármacos?
Como os romanos chamavam os deuses gregos?
Como saber como eu vou ficar careca?
Como criar Etiquetas Pimaco no Word 2016?
Como saber como vc ficaria careca?
Como achar informações de uma imagem?